TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidos E Bases

Resenha: Acidos E Bases. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Resenha  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

A determinação da concentração exata de uma solução é realizada através de uma padronização. Antes disso, a concentração é conhecida anormalidade teórica. Já após a padronização, a concentração real da solução é definida pelo produto.

A concentração de uma solução é uma relação entre as quantidades de soluto e de solvente, ou uma relação entre as quantidades de soluto e de solução.

Em uma padronização, são utilizadas soluções padrões, podendo estas ser uma solução padrão primário ou solução padrão indireto. Para a classificação, é necessário realizar a análise do tipo de soluto presente na solução.

Os solutos de padrão primário são substâncias que, basicamente apresentam características definidas, como: ser sólido e não sublimar, possuir alto grau de pureza, é de fácil obtenção, purificação, dessecação e conservação, possuir alto peso molecular etc.

Ao realizar uma diluição, é correto afirmar que houve acréscimo de solvente a uma solução, diminuindo desta forma a concentração da mesma de modo que a quantidade de soluto permaneça constante.

Ao realizar uma titulação ácido-base, é possível afirmar que o intuito maior do procedimento é obter uma neutralização estequiométrica das quantidades de ambas as substâncias encontradas em solução. Para isso, é adicionada a solução-padrão (concentração conhecida de ácido ou base)- gota a gota- à uma solução-problema (cuja concentração de ácido ou base é desconhecida).

O final da reação é conhecido como ponto de equivalência, ou até mesmo de ponto final da titulação, sendo indicado pela ação de um indicador ácido-base.

Os indicadores ácido-base, são substâncias que apresentam alteração em sua cor original (viragem do indicador) quando expostos as diferenças de pH. Tem-se como exemplos comuns de utilização: a fenolftaleína e também o alaranjado de metila.

O alaranjado de metila, pode também ser utilizado na identificação da neutralização da substância. Quando adicionado à substância básica, possui coloração amarelada; já se este indicador estiver presente em uma substância que seja ácida, o mesmo apresentará tom um tanto quanto avermelhado, devido a faixa de viragem.

O conceito de ácido e de base estabelecido por Arrhenius (1859-1927) é apresentado como:

o Ácidos: são substâncias que, dissolvidas em água, se ionizam1, liberando, na forma de cátions, exclusivamente íons H+.

o Bases: são substâncias que, dissolvidas em água, sofrem dissociação iônica2, liberando, na forma de ânions, exclusivamente íons OH-

Ionização1: é o fenômeno no qual moléculas (unidades eletricamente neutras da matéria) dividem-se em íons (partículas com carga elétrica).

Dissociação iônica2: é o fenômeno da separação dos íons já existentes na substância iônica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com