TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adsorção química

Artigo: Adsorção química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  Artigo  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

ADSORÇÃO

É uma operação de transferência de massa do tipo sólido fluido na qual se explora a habilidade de certos sólidos em concentrar na sua superfície permite separá-las dos demais componentes dessas soluções. E esse fenômeno depende muito do solido que será usado como adsorvente exemplo de um ótimo adsorvente Carvão Ativo.

Há alguns tipos de ADSORÇÃO química, física e etc... mais o que vamos usar é a quimissorção que é a adsorção química ou adsorção ativa ocorre quando há interação química entre a molécula do meio e a do sólido. Neste caso, as forças de ligação de natureza covalente ou até iônica. Ocorre uma ligação química entre a molécula do meio e a do sólido, o que altera a estrutura eletrônica da molécula quimissorvida, tornando-a extremamente reativa.

Desenvolvimento

Objetivo: Preparar uma solução colorida e, com o auxilio de uma porção de carvão separar seus componentes.

Após adicionar 1 gota de Hidróxido de Amônio (NH4OH) 2 gotas de Fenolftaleína e 3 ml de água em um tubo de ensaio a mistura fica cor de rosa, Após fazer a filtração simples com o funil de separação e o papel filtro despejando em outro tubo de ensaio não houve mudança de coloração, Em outro tubo coloque 1 medida de carvão com auxilio do micro tubo e agite após agitar a coloração ficou escura e espumou, Após fazer outra filtração com a solução com o carvão voltou a seu estado de origem so que a coloração veio mais clara do que a primeiro tubo .

Material Utilizado

Funil / Papel Filtro / 4 tubo de ensaio / Micro funil.

Reagentes

Carvão Ativo / Fenolftaleína / Hidróxido de Amônio (NH4OH)

Resultado

Com a filtração simples sem o carvão ativo não Houve mudanças, já com o Carvão a solução veio mais clara na coloração .

Conclusão Bibliografia

Concluímos que o carvão adsorveu um dos componentes fazendo que no resultado a coloração venha ser diferente da filtração simples (sem o adsorvente carvão ativo).

Bibliografia

http://www.anp.gov.br/CapitalHumano/Arquivos/PRH24/Luciano-Guelfi_PRH24_UFPR_G.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com