TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aluminio

Projeto de pesquisa: Aluminio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA1

O Alumínio

O alumínio é um metal de fácil laminação, é macio e resistente, possui inúmeras aplicações e é muito utilizado devido suas propriedades. Ver tabela:

Fabricação do Alumínio

O alumio não é encontrado puro eo seu processo de obtenção tem três etapas sendo mineração, refinaria e redução.Ele éobtido do minérioBauxita e por isso é preciso passar por processos para se poder obtê-lo. O processo mais usado nas indústrias é o processo químicoBayer onde a bauxita é dissolvida em soda cáustica, filtrada para separar todo o material solido e concentrando-se toda a filtração para a cristalização da alumina. Os cristais são secados e calcificados para eliminar a umidade, sendo um pó branco de alumínio puro é enviada a redução onde se obtém o alumínio através de eletrólise, um processo conhecido como Hall-Héroult.

O alumínio é um dos materiais mais produzidos, devido seu minério ser encontrado facilmente na natureza. Apesar de não ser fácil extraí-lo ele está sendo muito procurado pelas indústriasdevido suas propriedades. Ver tabela.

As propriedades físicas podem ser intensivas e extensivas. As intensivas não dependem da quantidade da amostra, já as extensivas dependem da quantidade de material. Por exemplo, a temperatura é uma propriedade intensiva, pois se ferver uma água e medira temperatura ela seria a mesma independente da quantidade de água. A energia é uma propriedade extensiva, pois a energia liberada na queima de um palito de fósforo é bem menor do que a energia liberada na queima de vários galhos numa fogueira.

ETAPA2

O Aço pode ser substituído pelo Alumínio?

Em alguns casos o aço já esta sendo substituído pelo alumínio ele é encontrado em diversos setores da indústria de transportes, construção civil e na elétrica. Os principais fatores que levam o alumínio ser mais procurado do que o aço em alguns casos, é pelo motivo de ele não ser corrosivo e por ser mais leve.Tempos atrás as carrocerias de ônibus, por exemplo, eram feitas de aço, e hoje em dia foram substituídas pelo alumínio, devido sua baixa densidade, o que força menos o motor e trás economia. As latinhas feitas de aço dificultam o transporte e muitas empresas já substituíram por alumínio, pois além da leveza ele permite uma melhor refrigeração. As plataformas guincho para carros foram substituídaspelo alumínio, pois ele é cerca e 40% mais leve que o aço, e tem durabilidade superior . A escolha pelo alumínio tem sido cada vez maior devido suas propriedades. Ele é usado nas fabricações de grandes transportes como o avião a utensílios de cozinha como garfos e panelas.Nem tudo o alumínio pode substituir o aço, mas já é possível substituir algumas coisas, trazendo mais vantagens e economia.

Que produtos podem ser obtidos a partir da bauxita?

O principal produto obtido da Bauxita é o Alumínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com