TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aminoácidos, proteínas e enzimas

Relatório de pesquisa: Aminoácidos, proteínas e enzimas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

Aminoácidos, proteínas e Ação enzimática

Aminoácidos e Proteínas

DNA

Aminoácidos são compostos orgânicos de função mista, apresentando em suas moléculas pelo menos um grupo funcional ácido carboxílico ou carboxila (-COOH) e outro grupo funcional amina ou amino (-NH2).

Na natureza existem cerca de 300 aminoácidos diferentes, 20 compõem as proteínas dos seres vivos. No tubo digestório as proteínas nativas são desnaturadas pelas mudanças de ph no estômago e depois hidrolisadas por enzimas específicas denominadas peptidases ou proteases.

Classificação dos α aminoácidos:

1)Cadeia lateral:

Ácido, Base e Aromático.

2)Nutricional:

Aminoácidos nutricionais essenciais: são aqueles obtidos pela dieta, pois não são sintetizados no organismo.

Aminoácidos nutricionais não essenciais: são aqueles sintetizados no organismo.

3)Destinos da cadeia carbônica:

Após a retirada da parte nitrogenada a cadeia carbônica remanescente do aminoácido, será aproveitada com finalidades energéticas, sendo aqueles que produzem glicose são chamados aminoácidos glicogênicos e os que produzem acetil-coA são chamados aminoácidos cetogênicos.

Principais propriedades dos aminoácidos

Temperatura ambiente é sólido (pó).

São solúveis (polar) em H2O.

Aminoácidos em solução possuem um comportamento ANFÓTERO (duplo), pois tanto funcionam como ácido, ou podem funcionar como base, adquirindo cargas elétricas efetivas, tornando-os polares. Quando não ocorre predominância de carga ele esta no seu PI (ponto isoelétrico).

O PI é o pH do meio em que asomatória das cargas elétricas é igual a 0(neutra),portanto o aminoácido não terá carga elétrica efetiva, assumindo o maior grau de insolubilidade .Cada aminoácido tem seu pI fixo.

Quando se passa uma corrente elétrica por uma solução de aminoácidos, as moléculas que se encontrarem na sua formula catiônica migraram para o polo negativo, e aqueles que estiverem na sua formula aniônica migraram para o polo positivo (eletroforese).

Degradação e Excreção dos Aminoácidos

Os aminoácidos não são armazenados em quantidade, mantendo num “pool” relativamente constante. Durante o processo de degradação, o nitrogênio é retirado e convertido em ureia restante da cadeia carbônica é reutilizada para fins energéticos. Envolvendo três procedimentos:

Transaminação: é uma das maneiras pela qual são formados os aminoácidos não essenciais, desde que exista o cetoácido de cadeia lateral correspondente. As enzimas que catalisam as transaminações são as transaminases ou aminotransferases, elas apresentam como coenzimas um derivado da vitamina B6 conhecido como piridoxal fosfato (PAL) que é responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com