TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analitica

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 2

QUÍMICA ANALÍTICA - PARTE I

QUESTÃO 01

Os testes qualitativos são baseados e reações de neutralização, precipitação, complexação e oxirredução. De uma maneira geral, as execuções dos testes qualitativos são bem simples e os resultados obtidos, quando interpretados corretamente, oferecem informações rápidas, de baixo custo e com resultados criticamente confiáveis. Os cátions e os ânions são divididos em grupos, devido a suas similaridades reacionais. Com base dessas informações responda quais os reagentes utilizados para a identificação de cátions dos grupos III e IV respectivamente?

Sulfeto de hidrogênio e carbonato de amônio

Ácido clorídrico e ácido fosfórico

Carbonato de amônio e sulfeto de hidrogênio

Cloreto de sódio e Fosfato de magnésio

Sulfeto de hidrogênio e carbonato de chumbo

QUESTÃO 02

Os testes por via seca, como o proprio nome diz, são experiementos realizados com amostras, sem prévio tratamento com algumas soluções extratoras. As amostras normalmente reagem diretamente em chama com outras espécies químicas, formando, normalmente, um sal complexado de cores definidas. Existem três testes por via seca, que podem ser utilizados, apresentando resultados com um nível de confiabilidade razoável, são eles:

- Teste com pérola de Bórax;

- Teste com pérola de Fosfato;

- Teste com pérola de Carbonato.

Sobre esses três testes marque a alternativa que melhor descreve cada um dos testes.

Uma vez preparada a pérola de Bórax, devemos então colocar o analito, normalmente na forma líquida, em contato com o Bóraz e levar ao aquecimento.

A preparação da pérola de fosfato é semelhante a pérola de bórax. A pérola de fosfato deve apresentar coloração opaca e tonalidade branca.

A pérola de carbonato pode ser preparada pela fusão do carbonato de sódio em fio de platina. Esse teste é o mais empregado em testes por via seca.

A maior vantagem dos testes por via seca é que cada pérola preparada realiza vários testes qualitativos de amostras diferentes.

A pérola de Boráx deve ser incolor e translúcida, qualquer pérola formada, diferente dessas características, deve ter sido contaminada.

QUESTÃO 03

Proponha uma sequência de separação para uma solução, onde temos presente os seguintes cátions: Ag+, Cd2+, Ni2+, Ba2+ e Na+. Apresente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com