TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Antioxidante e antimicrobiana do óleo e do extrato da semente do Butiá

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR

Ana Camila Schossler Belusso                        RA: 1473158

Tema do TCC: Analise antioxidante e antimicrobiana do óleo e do extrato da semente do Butiá (Butiá Capitata)

INTRODUÇÃO:

Os radicais livres são produzidos naturalmente durante ações catalíticas de enzimas, no metabolismo celular ou pela exposição a fatores exógenos (BARREIROS, et al., 2006; BIANCHI, et al., 1999). Os radicais livres estão envolvidos em diversos processos no organismo, como na atuação contra infecção, produção de energia, síntese de substâncias biológicas, além de outras. Entretanto, encontram-se muitas vezes, radicais livres em excesso no organismo humano, o que o tornam prejudiciais, de forma que as espécies reativas de oxigênio atuam na oxidação de lipídios e proteínas, além de causar danos ao DNA (SCHNEIDER; OLIVEIRA, 2004).

Nos últimos anos, foram desenvolvidas diversas pesquisas que evidenciam o quão prejudicial os radicais livres e outros oxidantes podem ser para o organismo humano, uma vez que contribuem para o desenvolvimento de doenças degenerativas associadas ao envelhecimento, como câncer, doenças cardiovasculares, catarata, declínio do sistema imune e disfunções cerebrais (SOUSA, et al, 2007).

Pode-se realizar o controle de radicais livres no organismo através de compostos antioxidantes, estes possuem capacidade de sequestrar os radicais livres que estão em excesso. Desta forma, substancias que possuem potencial antioxidante, tornam-se de grande interesse na área da pesquisa (ALVES, et al, 2010)

Os compostos antioxidantes podem ser produzidos naturalmente pelo organismo ou proveniente de dietas. Diversos produtos naturais apresentam em sua composição, compostos com potencial antioxidante, o que os tornam de grande interesse na área industrial (SOUSA, et al, 2007).

Além dos produtos naturais apresentarem potencial antioxidante, também podem apresentar capacidade antimicrobiana, ou seja, podem ser utilizados para controlar a ação de micro-organismos nos alimentos, uma vez que a atividade metabólica destes, que utilizam como fonte de energia os nutrientes do alimento, pode vir a prejudicar na aparência, odor, sabor e textura do alimento. Os compostos naturais que se destacam pelas suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas, são óleos essenciais (FAVERO; RIBEIRO; AQUINO, 2011).

O óleo essencial e o extrato da amêndoa do butiá apresentam em sua composição compostos flavonoides e fenólicos, estes são responsáveis pela ação antioxidante e antimicrobiana de diversas substâncias (TOSS, 2010). Outra vantagem é a eficiência na extração do óleo essencial e do extrato da amêndoa, uma vez que mais de 50% dela corresponder ao óleo (FARIA, et al, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com