TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Um Sistema De Três Componentes Contendo Dois Componentes Mutuamente Imiscíveis

Por:   •  26/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A análise de sistemas multicomponentes é essencial para compreender as interações entre diferentes substâncias e seu comportamento em diversas áreas científicas e de engenharia. Em particular, o estudo de sistemas de três componentes que contêm dois componentes mutuamente imiscíveis tem ganhado destaque devido às suas aplicações em processos de separação e purificação. Para investigar o comportamento e a separação eficiente desses sistemas, é necessário empregar uma abordagem fundamentada em teorias termodinâmicas e técnicas de separação.

A compreensão das propriedades físicas e químicas únicas de cada componente é fundamental para analisar sistemas com dois componentes mutuamente imiscíveis. Propriedades como densidade, solubilidade, pressão de vapor e viscosidade desempenham um papel crucial no equilíbrio de fases e na separação dos componentes [1].

Ao analisar sistemas de três componentes com componentes mutuamente imiscíveis, é necessário considerar os diagramas de fases específicos desses sistemas. Um exemplo importante é o diagrama de equilíbrio líquido-líquido, que descreve as regiões de imiscibilidade e as condições de separação de fases [2].

REFERÊNCIA

[1] GMELING, J.; ONKEN, U.; ARLT, W. Coleta de Dados de Equilíbrio Vapor-Líquido: Equilíbrios Binário, Ternário e Multicomponente. Frankfurt: Wiley-VCH, 2012.

[2] SEADER, J. D.; HENLEY, E. J. Separation Process Principles. 3. ed. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2011.

OBJETIVOS

Construir em PAPEL MILIMETRADO ou em um Software gráfico apropriado a curva de solubilidade de um sistema ternário constituído de dois líquidos parcialmente miscíveis e de um terceiro miscível com os outros dois.

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A partir do peso molecular e da densidade do acetato de etila, da acetona e da água respectivamente 88,11 g/mol, 0,858g/mL; 58,08g/mol, 0,79g/ml; 18,15g/mol, 1g/ml foi possível calcular a massa(m), o número de mols(n) e a fração molar (X) de cada Erlenmeyer de acordo com a fórmula abaixo:

M = massa do composto

X = fração molar

D= densidade

V = volume do composto

N= número de mols do composto

P.M = peso molecular

Nt = número total de mols

Para a massa: Para o número de mols: Para a fração molar:

Para o erlenmyer 1 calcule os seguintes valores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com