TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Água Relatório

Por:   •  26/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Técnico em Química 3° Módulo

Prática Profissional

Prática n° 2

Análises físico-químicas da água

Presença de Gás Carbônico livre


Introdução

A maioria das águas é considerada alcalina, conquanto possa conter gás carbônico, ou seja, a água pode apresentar-se ao mesmo tempo, ácida e alcalina. O gás carbônico será o responsável pela acidez das águas naturais.

Já a acidez mineral e a acidez orgânica e resultante de resíduos industriais. A acidez apresenta como inconveniente a corrosividade, em função deste fato, ressalta-se que uma água utilizada na indústria deva apresentar um pH acima 8,3, por acima deste pH não existe mais gás carbônico, reduzindo sua agressividade.

A corrosão contribuída pelo gás pode afetar estruturas metálicas, e à base de cimento. Sistemas de abastecimento de água podem sofrer terríveis danos. Portanto, o teor de gás carbônico deve ser precisamente conhecido para seu controle.


Objetivos

Utilizando a titulometria, determinar presença e teor de gás carbônico livre na amostra de água superficial proveniente de açude em mg/L; utilizando NaOH como solução titulante.


Parte Experimental

  • Materiais Utilizados:

  • Bureta de 50 mL;
  • Frasco Erlenmeyer de 250 mL;
  • Hidróxido de sódio 0,02N;
  • Fenolftaleína.
  • Procedimento:
  1. Colocar 100mL de amostra em Erlenmeyer;
  1. Adicionar aproximadamente 10 gotas de fenolftaleína, se colorir, não contém CO2, se não colorir, prodsseguir;
  1. Titular com a solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,02 N gota a gota até o aparecimento de coloração levemente roséa persistente por pelo menos 30 segundos;
  1. Anotar o Volume (mL) de NaOH gasto (V).

Resultado e Discussão

Foram postas 100mL da amostra em cada três frascos de Erlenmeyer, sem agitação, para análise em triplicata. Em uma porção da amostra foi adicionada a fenolftaleína para determinar a presença ou não de gás carbônico.

O resultado foi positivo visto que não houve alteração na coloração. Logo, com a confirmação da presença do gás, seguimos para a titulação com o NaOH (solução titulante de caráter básico, frente à acidez originada do gás na água).

Respectivamente, os pontos de viragem da solução amostral foram em, 0,5 mL, 0,6 mL e em 0,6 mL.

Cálculo:

  •  V x 10 x Fc = mg/L de CO2

V =  do volume das titulações :[pic 1]

V = 0,5+0,6+0,6 = 0,56mL

Logo,

0,56 x 10 x 0,02 = 0,11 mg/L de CO2 livre


Conclusão

Sabendo que o gás carbônico é o responsável pela acidez das águas naturais. E que esta mesma acidez tem potencial em contribuir no processo de corrosão de tubulações, faz-se necessário estabelecer conhecimento e controle sobre o teor do gás livre na água. Nessa pratica utilizamos uma amostra de água de açude (superficial), que apresentou gás carbônico livre, porém em baixa concentração (0,11mg/L).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com