TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de hidrocarbonetos

Artigo: Aplicação de hidrocarbonetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

Aplicação de hidrocarbonetos.

Em química, um hidrocarboneto é um composto químico constituído unicamente por átomos de carbono e de hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos.

Os hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos apenas por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigênio (O), azoto ou nitrogênio (N) e enxofre (S) dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais.

São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma consequência das diferentes composições moleculares. Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: oxidam-se facilmente liberando calor.

Os hidrocarbonetos naturais formam-se a grandes pressões no interior da terra (abaixo de 150 km de profundidade) e são trazidos para zonas de menor pressão através de processos geológicos, onde podem formar acumulações comerciais (petróleo, gás natural, carvão etc.).

As moléculas de hidrocarbonetos, sobretudo as mais complexas, possuem alta estabilidade termodinâmica. Apenas o metano, que é a molécula mais simples (CH4), pode se formar em condições de pressão e temperatura mais baixas. Os demais hidrocarbonetos não são formados espontaneamente nas camadas superficiais da terra.

Petróleo

O petróleo é uma mistura de milhares de hidrocarbonetos. Cada um apresenta moléculas de determinado tamanho, ao qual sua temperatura de ebulição está diretamente relacionada: os hidrocarbonetos formados por moléculas pequenas possuem temperaturas de ebulição baixa; os formados por moléculas grandes, temperaturas de ebulição elevadas. A tabela a seguir mostra a relação entre o número de átomos de carbono e hidrogênio das moléculas de alguns hidrocarbonetos e suas temperaturas de ebulição:

Substância Nº átomos de carbono Estado físico Temperatura de ebulição

Metano (CH4) 1 Gás -162

Etano (C2H6) 2 Gás

Propano (C3H8) 3 Gás

Butano (C4H10) 4 Gás 0

Gasolina 5 a 12 Líquido 40 a 200

Querosene 12 a 16 Líquido 175 a 320

Óleo combustível 15 a 18 Líquido 230 a 250

Resíduo Maior que 20 Sólido Asfalto, parafina

O petróleo é formado quase exclusivamente por uma mistura de carbono e hidrogênio, os hidrocarbonetos, cujas moléculas são formadas de dois a dezenas de milhares de átomos de carbono ligados entre si por ligações covalentes. Essas ligações podem ser:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com