TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características da radiação eletromagnéticas

Por:   •  11/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 7

Uma das ideias mais importantes referentes ao mundo quântico é o principal conceito simples pelo o qual a matéria é composta de átomos, onde sua estrutura pode ser entendida pela teoria da mecânica quântica, logo os átomos são componentes fundamentais da matéria, e a partir dai praticamente todos os fenômenos químicos são explicados pelas propriedades que envolvem os átomos.

Modelo nuclear do átomo

Os átomos são formados por partículas subatômicas menores do que a estrutura definida por Dalton, que a descreveu como esferas puras. As estruturas mais importantes do átomo são os elétrons os prótons e os nêutrons.

As partículas carregadas são os elétrons que se arranjam por volta do núcleo, por meio das propriedades da luz podemos investigar a estrutura do átomo quando são estimulados por calor ou descarga elétrica.

Características da radiação eletromagnéticas

São tipos de energia eletromagnéticas a luz visível; as ondas de radio; as de micro-ondas e raios X, ou seja, todos estes tipos de energia são capazes de transferir energia de um espaço para outro. A frequência é o numero de ciclos por segundo que faz o elétron, em trajetória junto à intensidade irem e voltarem ao ponto de origem. A frequência tem como unidade 1HZ, que se define como um ciclo por segundo.

A onda eletromagnética no espaço tem como principal característica a sua amplitude em relação à linha que é seu ponto central, onde o quadrado de sua amplitude (distancia da linha; ponto de origem ao quadrado) determina sua intensidade, o Comprimento de onda é simplesmente o espaço (lambda) em que uma onda se repete. A referência pode ser crista/crista, vale/vale o importante é que repete o valor e também a derivada (inclinação). ·.

Espectros atômicos

Para ondas eletromagnéticas também é referência da energia da radiação, por ser inversamente proporcional à frequência (quanto maior o lambda - comprimento de onda - menor a frequência e menos energética será sua radiação).

Sob certas condições diversos materiais emitem radiação. Um gráfico da quantidade da radiação emitida em função da frequência dessa mesma radiação é um espetro. No caso dos átomos no estado gasoso que é o que conta neste caso, temos espetros atómicos, porque são emitidos por átomos aquecidos.

Radiação, quanta e fótons.

Fatos importantes da radiação eletromagnética vem da observação de objetos aquecidos, observamos que em altas temperaturas, um objeto brilha com muito mais intensidade “(fenômeno da incandescência)”. Aquecendo ainda mais o objeto muda sucessivamente de cor até chegar à cor branca, para entender o significado das tais mudanças de cor os cientistas tiveram que estudar o efeito quantitativamente. Foi descoberto mais tarde que o aumento do corpo negro quando um objeto era aquecido e descobriu-se a intensidade total que era emitida aumentava com a quarta potencia da temperatura absoluta. De acordo com a física clássica qualquer objeto muito quente deveria devastar a região em volta dele com suas radiações de alta frequência.

O físico Max Planck propôs a sugestão que a troca de energia entre matéria e radiação ocorre em quanta em pacotes de energia, e focalizou que átomos e elétrons quentes do corpo-negro oscilavam rapidamente. Ou seja, ao oscilar na frequência os átomos só poderiam trocar energia com a vizinhança.

A radiação eletromagnética é feita de partículas sendo elas mais tarde chamadas de fótons.

Dualidade onda-partícula da matéria

Existem dois tipos de ondas: mecânica e eletromagnética

a onda mecânica precisa de um meio pra se propagar exemplo: o som,

e a onda eletromagnética pode se propagar no vácuo o exemplo: a luz,

tanto que a luz do sol pra chegar a terra passa pelo "vácuo" se não, seria escuro

em relação ao espaço ao som teria que ter o meio para gerar as vibrações e escutarmos essas vibrações adquiridas como o “som”. Por tanto hoje se admite que assim como a luz, o elétron tem natureza dupla (dual): ora se comporta como partícula e ora se comporta como se fosse uma onda.

De acordo com a relação de Broglie, todas as partículas deveriam ter propriedades ondulatórias. Os objetos relativamente grandes como bolas de futebol e automóveis provavelmente têm propriedades de ondas. Porém, estes objetos têm massas tão grandes que seus comprimentos de onda são extremamente pequenos, e seu caráter ondulatório é desprezível.

Princípio da incerteza

O princípio implica que mesmo com instrumentos ideais, quanto mais precisa é a medida de uma grandeza, mais imprecisa, mais difícil de controlar e menos conhecida pode ser a medida de outra grandeza. Do ponto de vista conceitual, podemos dizer que as duas grandezas não existem de forma bem definida. Logo se provou que é impossível dizer a posição exata e um elétron na eletrosfera de um átomo.

Numero quântico principal

As funções de ondas do elétron obedecem a algumas condições de contorno, ao ajustar uma onda às paredes de um recipiente por exemplo.

Podemos esperar então que o elétron esteja confinado a certos níveis de energia, exatamente como observações espectrospicas. Esses níveis de energia têm exatamente a forma sugerida pela espectroscopia, mas agora temos uma expressão para R em termos de constantes mais fundamentais.

Orbitais atômicos

Basicamente a estrutura atômica é constituída por um núcleo e sua eletrosfera (nuvem electrónica). No núcleo encontramos as partículas fundamentais prótons e nêutrons e na eletrosfera se localizam os elétrons. O átomo é a menor partícula da matéria que caracteriza um elemento químico enquanto a molécula é a menor partícula que caracteriza uma substância. As ligações químicas que ocorrem entre os átomos para formarem as moléculas são estabelecidas entre elétrons. Os elétrons são partículas extremamente pequenas, de peso desprezável, mas de suma importância para o estudo da Química. Os elétrons estão localizados fora do núcleo atômico. A região de maior probabilidade de se encontrar o elétron é chamada de orbital atômico. Em um orbital atômico podemos ter no máximo dois elétrons com rotações em sentido contrário de acordo com o princípio da exclusão de Pauli, os dois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com