TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Drogas Ilícitas

Por:   •  1/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

  1. OBJETIVO

Descrever sobre as causas e efeitos das substâncias ilícitas apresentadas no trabalho. Como também seu histórico, ações no sistema nervoso central, efeitos tóxicos e atuações de apreensão da perícia.

  1. INTRODUÇÃO

Para compreendermos melhor o que são as drogas psicotrópicas, primeiramente é necessário definirmos o que é Droga. Entende-se por droga qualquer entidade ou mistura de entidades químicas que alteram a função biológica e, possivelmente, sua estrutura. São classificadas em três categorias: as drogas psicoativas, que são aquelas que alteram comportamento, humor e cognição, porém não causam dependência; as drogas de abuso, definidas como aquelas que alteram o humor, o nível de percepção ou o funcionamento do Sistema Nervoso Central (SNC), e as drogas psicotrópicas. (Carlini et al, 2001).

Em todo Brasil pode-se observar um crescente número de usuário de drogas, gerando graves problemas sociais e de saúde física e mental que levam a autodestruição e muitas vezes à morte. Inúmeros fatores, associados as mais diferentes origens, vem contribuindo para esse crescente consumo de droga, dentre eles: a produção de drogas em grande escala e cada vez mais potentes; a facilidade e rapidez de seu transporte de um lugar a outro; preços acessíveis; o consumismo exagerado, a busca do prazer a qualquer preço, a pobreza, o desemprego, o desajustamento das famílias; e tantos outros.

A droga é um grande problema social e é causa direta ou indireta de algumas outras questões problemáticas presentes no mundo, como a violência e a desestruturação familiar. Portanto, conhecer mais sobre o assunto se torna essencial para que possamos buscar maneiras de intervir nessa realidade e transformá-la.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. NBOME
  • Nome químico:

2-(4-iodo-2,5-dimetoxifenil)-N-[(2 metoxifenil)metil]etanamina

  • Estrutura química:

[pic 1]

O NBOMe foi descoberto em 2003 pelo químico Ralf Heim na Universidade Livre de Berlim, Alemanha. Foi derivado de um grupo de drogas chamado 2C da família das Feniletilaminas (PEA).

Na década de 1970, a 2C PEA, originalmente feita em laboratórios onde os cientistas estudavam a atividade cerebral dos ratos, produz alucinações e experiências que alteram a mente similares às do LSD.

NBOMe, conhecido também como “N-bomb” ou “Smiles”, é um alucinógeno sintético potente vendido como uma alternativa ao LSD.

Efeitos na mente:                                         Efeitos no corpo: 

- Alucinações visuais e auditivas                         - Tremores

- Confusão mental e desorientação                        - Náusea/vômitos

- Comunicação confusa                                - Perda de consciência

- Agressividade                                        - Espasmos musculares

- Paranoia e pânico                                        - Insuficiência renal

- Agitação                                                - Convulsões

- Insônia                                                - Pressão alta

Como o NBOMe não causa nenhum efeito se for engolido, os usuários o colocam sob a língua para que seja absorvido. Ele é tão tóxico que requer o uso de máscara com filtro, luvas e proteção ocular durante o seu manuseio. Isto também é um problema para os policiais, já que podem sofrer uma overdose fatal só pelo fato de não estarem protegidos quando manuseiam evidências de um suspeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com