TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Equações Redox

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Equações Redox

As equações Redox são aquelas que apresentam um maior grau de complexidade no seu acerto, pois é frequente envolverem acerto de massas e cargas eléctricas, onde se inclui o balanço de electrões cedidos pela espécie redutora e recebidos pela espécie oxidante.

Reacções Redox         

Na classificação das reacções químicas, os termos de oxidação e redução abrangem um amplo e diversificado conjunto de processos. Muitas reacções de oxirredução são comuns na vida diária nas funções vitais básicas, como o fogo, a ferrugem, o apodrecimento das frutas, a respiração e a fotossíntese.

Reacção de oxidação: é aquela que ocorre com o aumento do número de oxidação, ou seja, oxidação é o processo que ocorre acompanhado pela perda de electrões causando o aumento de Nox.

Reacção de redução: é aquela que ocorre com a diminuição do número de oxidação, ou seja, redução é o processo que ocorre acompanhado pelo ganho de electrões causando a diminuição de Nox.

As reacções redução-oxidação são reacções que consistem na transferência de electrões. Elas podem ser definidas como reacções que ocorrem com a perda e ganho simultâneo do número de oxidação, neste tipo de reacções ocorre a reacção de oxidação e redução ao mesmo tempo.

Para que exista uma reacção Redox, no sistema deve haver uma espécie que ceda electrões e a outra espécie que receba electrões:

- O redutor é a partícula ou espécie química que tende a perder ou ceder electrões para o oxidante, consequentemente aumentando o seu número de oxidação;

- O oxidante é a partícula ou espécie química que tende a captar tais electrões cedidos pelo redutor, consequentemente diminuindo o seu número de oxidação.

Número de oxidação

Para descrever os vários estados de oxidação de um elemento, nos compostos em que possa ser parte constituinte, criou-se o conceito de número de oxidação (Nox)

O Nox de um átomo define-se como sendo o número de electrões que esse átomo perderia ou ganharia, relativamente ao estado fundamental, se cada ligação estabelecida correspondesse a uma transferência total, para o átomo mais electronegativo do par de electrões nela envolvido.

O número de oxidação positivo corresponde a electrões perdidos e o negativo corresponde a electrões ganhos.

Auto oxidação-redução

Na reacção Redox, os átomos que ganham electrões e os átomos que perdem electrões são normalmente, de espécies diferentes. Mas nem sempre isso acontece: quando são átomos iguais ou até espécies químicas que simultaneamente se oxidam e se reduzem diz-se que houve auto-oxidação-redução ou dismutação.

Exemplo: O cloro numa solução aquosa de hidróxido de sódio.

                            Cl2 + 2OH-  ClO- + Cl- + H2O[pic 1]

            Nox        0     -2+1     +1-2     -1      

O átomo de cloro ganhou 1 electrão (oxidante) ao passar para o ião Cl-, mas também perdeu um electrão (redutor) ao passar para espécie ClO-, ou seja, sofreu dismutação.

Regra de determinação do número de oxidação

No geral, é cómodo para a determinação dos números de oxidação seguir algumas regras:

- O estado de oxidação dos elementos em qualquer forma alotrópica é zero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com