TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações redox

Tese: Reações redox. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2014  •  Tese  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

1- Introdução

Reações de óxido-redução, são reações nas quais há uma mudança no estado de oxidação, acompanhada por troca de elétrons entre os reagentes.

Os métodos volumétricos de analise que utilizam reações do tipo oxidação-redução dependem dos potenciais das semi-reações envolvidas no processo. Entretanto a existência de potenciais favoráveis não e a única condição para se ter uma titulação redox adequada, pois as reações envolvidas em tais processos são, frequentemente, lentas.

Alem dos potenciais favoráveis, os agentes oxidantes e redutores devem ser estáveis no solvente utilizado e a substancia a ser determinada deve ser colocada sob um determinado estado de oxidação definido e estável, antes da titulação ser iniciada. Os reagentes apropriados a este fim adicionados em excesso ao meio reagente, devem possuir a propriedade de reduzir ou oxidar convenientemente a amostra, sem interferir no resultado final, da analise, caso contrario, o excesso desta espécie deve ser destruído antes de se iniciar a titulação.

O indicador de uma reação de oxidação-redução ideal é aquele que tenha o potencial de oxidação situado entre o do titulado e do titulante e que exiba uma viragem de cor nítida. Mas existem também reagentes auto-indicadores que é o caso do permanganato de potássio, onde uma gota atribui coloração rosa visível, mesmo na presença de íons levemente corados, este método tem o inconveniente da presença de agente oxidante em excesso no ponto final.

Se uma solução que contem nitrito for titulada com permanganato pelo procedimento normal, os resultados obtidos não são bons porque a solução de nitrito tem que ser primeiramente acidificada com ácido sulfúrico diluído. Com isso, ocorre liberação de acido nitroso que, sendo volátil e instável, perde-se parcialmente. Se, no entanto, um volume conhecido de solução padrão de permanganato acidificada com acido sulfúrico diluído for tratado com solução de nitrito até descoramento da solução de permanganato, os resultados obtidos tem exatidão de 0,5 a 1,0%. Isto ocorre por que a reação entre o acido nitroso e o permanganato é lenta. O método pode ser utilizado para determinar a pureza do nitrito de potássio comercial.

2- Objetivos:

O objetivo dessa análise é avaliar o poder de alvejamento e o poder bactericida de uma solução de NaClO para fins industriais ou doméstico.

3- Materiais utilizados

Pipeta volumétrica

Balão volumétrico de 250mL

Erlenmeyer de 250mL

Bureta

Funil de vidro

Béquer

Amostra de água do reservatório de Boqueirão

4- Metodologia

Primeiramente pipetamos 25mL da amostra, transferimos para um balão volumétrico de 250mL e diluímos com água destilada e homogeneizamos a solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com