TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ligações Quimicas

Por:   •  26/4/2023  •  Resenha  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 3

Título: Ligações Químicas:

Título: Ligações Químicas: Entendendo as forças que mantêm as moléculas unidas

Objetivos:

Compreender o conceito de ligações químicas;

Identificar os diferentes tipos de ligações químicas;

Compreender as propriedades dos compostos formados por diferentes tipos de ligações químicas.

Introdução:

Ligações Químicas são as forças que mantêm os átomos unidos para formar moléculas e compostos químicos. A compreensão dessas forças é fundamental para entender as propriedades físicas e químicas dos materiais, bem como para a produção de novos materiais com características específicas. Nesta aula, iremos aprender sobre os diferentes tipos de ligações químicas, as propriedades dos compostos formados por cada tipo de ligação e as principais teorias que explicam sua formação.

Tipos de Ligação:

Existem três tipos principais de ligações químicas:

Ligação iônica: ocorre entre átomos com grande diferença de eletronegatividade, em que um átomo doa elétrons para outro, formando um íon positivo e um íon negativo que se atraem e formam um composto iônico. Exemplo: NaCl (cloreto de sódio).

Para demonstrar a alta solubilidade em solventes polares, podemos dissolver cloreto de sódio em água. Os íons Na+ e Cl- são atraídos pelos dipolos da água, se separam e ficam soltos na solução.

            NaCl + H2O                     Na+ +Cl-          [pic 1]

Para demonstrar a condutividade elétrica, podemos montar um circuito com duas placas de metal e uma solução aquosa de cloreto de sódio entre elas. Os íons Na+ e Cl- se movimentam na solução e conduzem eletricidade.

Ligação covalente: ocorre quando dois átomos compartilham elétrons, formando uma ligação covalente simples, dupla ou tripla. Essa ligação ocorre entre átomos com eletronegatividades próximas. Exemplo: H2 (hidrogênio molecular).

Ligação metálica: ocorre entre átomos de metais, em que os elétrons de valência são compartilhados por todos os átomos, formando uma nuvem eletrônica, que mantém os átomos unidos. Exemplo: Fe (ferro).

Propriedades dos Compostos Formados por Diferentes Tipos de Ligações Químicas:

As propriedades dos compostos dependem do tipo de ligação química:

Ligações iônicas

Compostos iônicos são sólidos cristalinos, têm alto ponto de fusão e ebulição, são solúveis em água e conduzem eletricidade no estado líquido ou em solução. Não conduzem eletricidade no estado sólido, mas conduzem eletricidade quando dissolvidos em água ou fundidos, devido à mobilidade dos íons na solução

Ligações covalentes.

Compostos covalentes podem ser sólidos, líquidos ou gasosos ,dependendo do tipo de ligação covalente e das forças intermoleculares têm baixo ponto de fusão e ebulição, são solúveis em solventes polares e não conduzem eletricidade no estado sólido ou líquido.

Ligações metálicas

Compostos metálicos são geralmente sólidos cristalinos com altos pontos de fusão e ebulição, devido à forte atração entre os átomos metálicos e seus elétrons de valência.

São bons condutores de eletricidade e de calor, devido à mobilidade dos elétrons de valência na nuvem eletrônica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com