TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Ambientais e a Química dos Sabões e Detergentes

Por:   •  22/8/2017  •  Resenha  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Discente: Odair Bezerra do Nascimento. Matricula: 20131034130034.

Curso: Licenciatura em Química – Campus C. Novos – 8° Período.

Disciplina: Tecnologia de Produtos Sanitários.

Docente: Drª Márcia.

RESUMO do Artigo: “As Questões Ambientais e a Química dos Sabões e Detergentes”. Elaine Maria Figueiredo Ribeiro, Juliana de Oliveira Maia e Edson José Wartha. 2010.

        Atualmente não se consegue planejar o Ensino de Química, sem abordar temas que estejam presente no cotidiano dos alunos. A aplicação de conteúdos químicos, através de questões contextualizadas é defendida por vários seguimentos no Ensino de Ciências.

        A contextualização como início do trabalho será através da utilização de sabões e detergentes, bem como a degradação ambiental do Rio Cachoeira nos municípios de Itabuna e Ilheús na Bahia. Frequentemente as pessoas consumem diversos produtos, e é preciso decidir quais devem ser utilizados, baseando-se em critérios como: efeitos a saúde, efeitos ambientais, entre outros. Na presente proposta, será proporcionado aos alunos identificar se na fabricação de sabões e detergentes esses critérios são considerados e de se posicionarem criticamente diante do tema.

        Este trabalho tem como objetivo descrever a experiência no desenvolvimento de projeto de ensino de química que foi aplicado em seis turmas de 3ª série do ensino médio. O objeto de estudo foi à degradação do Rio Cachoeira, causada por esgotos domésticos e a problemática da produção e consumo de detergentes e sabões na cidade de Itabuna/BA.

        A proposta foi desenvolvida através de uma parceria entre a escola “Centro Integrado Oscar Marinho Falcão” e a “Universidade Estadual de Santa Cruz”, em um projeto de formação inicial e continuada de docentes de química, entre os anos de 2007 e 2008.

        O trabalho foi descrito em etapas, onde em cada etapa foram coletados dados para que se pudesse realizar análises e refletir sobre os mesmos. Também foi solicitado aos alunos que resolvessem questões e que apresentassem relatórios no final das atividades. A maioria das atividades foi realizada no laboratório da escola.

        A primeira etapa baseou-se em levar ideias que os estudantes tinham sobre meio ambiente, uso de água e as diferenças e semelhanças entre detergentes e sabões. Na segunda etapa foram trazidos assuntos relacionados ao uso de sabões e detergentes, bem como suas implicações tecnológicas e sociais. Na terceira etapa os alunos identificaram nos locais onde moravam, lugares que fabricavam sabão de forma caseira. Na quarta etapa, os estudantes analisaram a ação e a qualidade de sabões e detergentes. Na quinta etapa, os alunos mediram o pH em amostras de sabões e detergentes. Na sexta etapa, foi realizada a determinação simples de oxigênio dissolvido em amostras de água do Rio Cachoeira. E na última etapa, foram elaborados relatórios que descreviam a situação constatada do Rio Cachoeira e todos os resultados alcançados nas atividades realizadas nas aulas de química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com