TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Reações de Neutralização

Por: Lais Fernanda  •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 12
  1. RESUMO: Nas reações de neutralização, um ácido reage com uma base, ou vice-versa, assim um neutralizando as propriedades do outro. Nesses tipos de reações são produzidos um sal e água. Para a identificação de soluções ácidas ou básicas utilizam-se indicadores ácido-base, que apresentam colorações diferentes quando há prevalência, em meio aquoso, de sua forma ácida ou de sua forma básica. Para verificar se uma solução é ácida ou básica, basta acrescentar o indicador a solução em estudo. E para identificar o final da reação de neutralização, basta observar a mudança de coloração do indicador.

  1. INTRODUÇÃO: Define-se ácido como substâncias que possuem a capacidade de doar cátions H+ e bases como substâncias que possuem a capacidade de receber esses cátions H+. Quando ocorrem interações entre uma substancia doadora com uma receptora há uma transferência de prótons que podem ser chamadas de reações ácido-base e podemos, assim, dizer que houve neutralização. Para verificar-se se uma solução apresenta caráter ácido ou básico, em laboratório faz-se o uso de soluções indicadoras, que quando estão em meio ácido adquirem determinada coloração, e quando estão em meio básico adquirem outra.

  1. OBJETIVOS: Os principais objetivos desta prática são reforçar a aprendizagem do conceito de ácidos e bases por meio de experimentos simples em meio aquoso. Identificar substâncias ácidas e básicas em meio aquoso mediante o uso de indicadores ácido-base. Relacionar as reações ácidas e básicas com a constituição das espécies responsáveis.
  1. MATERIAIS E REAGENTES:

MATERIAIS:

  • Tubos de ensaio com estante;
  • Pipetas Graduadas de 1 mL com pipetador de 3 vias;
  • Béqueres;
  • Tela de amianto e tripé;
  • Bico de Bunsen.

      REAGENTES:

  • Ácido Clorídrico (HCl) 0,1 mol/L;
  • Hidróxido de Sódio (NaOH) 0,2 mol/L;
  • Ácido Fosfórico (H3PO4);
  • Hidróxido de Potássio (KOH);
  • Sol. Indicadora Fenolfteleína;
  • Sol. Indicadora Azul de Bromotimol;
  • Sol. Indicadora Azul de Bromofenol;
  • Sol. Indicadora Alaranjado de Metila;
  • Sol. Indicadora Violeta de Metila.

  1. MÉTODOS:

PROCEDIMENTO I:

Este experimento tem por principal objetivo a percepção visual do ponto de viragem de uma solução indicadora.

EXPERIMENTO:

  1. Em um béquer de 50 mL, colocou-se 2 mL de ácido clorídrico 0,1 mol/L e 2 gotas do indicador fenolftaleína.
  2. Após o procedimento descrito no item A, adicionou-se, gota a gota e com agitação constante, hidróxido de sódio 0,2 mol/L a solução, até a viragem do indicador.
  3.  Após  os procedimentos descritos acima, colocou-se o tripé com a tela de amianto sobre o bico de Bunsen e o béquer sobre a tela de amianto, para que se vaporizasse a água, para observação do resíduo.

PROCEDIMENTO II:

Este experimento tem por objetivo a observação do comportamento de soluções indicadoras em meio acido e meio básico. Assim como, tem por objetivo a introdução de conceitos sobre titulação ácido-base.

EXPERIMENTO:

  1. Com auxilio da estante para tubos, dispôs-se duas fileiras com cinco tubos de ensaio cada uma. Em seguida, em uma das fileiras, colocou-se 1 mL de solução de hidróxido de potássio; e em seguida, colocou-se 1 mL de ácido fosfórico na outra fileira de tubos de ensaio.
  2. A seguir, pingou-se uma gota do indicador fenolftaleína no primeiro tubo de ensaio de cada fileira; nos segundos tubos de ensaio de cada fileira, pingou-se uma gota do indicador azul de bromotimol; nos terceiros tubos de ensaio de cada fileira, pingou-se uma gota do indicador azul de bromofenol; nos quartos tubos de ensaio de cada fileira, pingou-se uma gota do indicador alaranjado de metila; e, por fim, pingou-se uma gota do indicador violeta de metila nos últimos tubos de ensaio de cada fileira.
  3. Após o procedimento descrito no item B, separou-se as duas baterias de tubos de ensaio; para a bateria com ácido fosfórico, adicionou-se com um conta-gotas, solução de hidroxodo de sódio até a viragem do indicador; já na bateria com hidróxido de potássio, adicionou-se, também com um conta-gotas, solução de ácido clorídrico até a viragem do indicador.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO:

PROCEDIMENTO I:

No processo de execução do experimento 1, observou-se que foram necessárias 16 gotas do reagente hidróxido de sódio 0,2 mol/L pra a viragem do indicador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (835.9 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com