TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Regras de kirchhoff

Por:   •  26/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

REGRAS DE KIRCHHOFF

Heloísa Cássia Ferreira Dias de Oliveira e Mariana Silva Maia

12/09/18

DCNAT - Departamento de Ciências Naturais – Universidade Federal de São João Del Rei; Praça Dom Helvécio, 74. Bairro Dom Bosco.

1. Introdução

As possibilidades de construção de circuitos elétricos são diversas e desse modo, alguns circuitos podem ser de natureza mais complexas dificultando o entendimento sobre eles. Assim, as regras de Kirchhoff foram criadas para auxiliar nessa problemática.

A utilização de mais resistores e tensões torna um circuito um pouco mais complexo que os demais onde não é possível resolvê-los apenas com associações em série e em paralelo pela lei de Ohm. Assim duas regras podem facilitar o trabalho: primeira e segunda lei de kirchhoff, lei das correntes e lei das tensões, respectivamente. [1,2]

Diante disso, surgem dois novos termos para exemplificar o tipo de conexão que ocorre nesses circuitos característicos, a malha que é um caminho condutor fechado e o nó que é onde ocorre a junção das ramificações do circuito. [2] Por meio disso, é possível caracterizar a primeira lei, a lei das correntes como sendo a soma das correntes que chegam a um nó ser igual à soma das correntes que saem do mesmo nó. Considerando-se as correntes que chegam a um nó como positivas e as que saem como negativas. [3] Assim, a soma algébrica das correntes incidindo em um nó deve ser nula, como a expressão a seguir:

Por outro lado, a segunda lei será a soma das elevações de potencial ao longo de uma malha que é igual à soma das quedas de potencial no mesmo percurso fechado (malha). Assumindo-se que as quedas de potencial (sentido de percurso do terminal positivo para o negativo) são positivas ao longo do percurso e que as elevações de potencial (sentido do percurso do terminal negativo para o positivo) são negativas, assim, a lei das Tensões de Kirchhoff estabelece que a soma algébrica das tensões em um percurso fechado é nula. [3] Dessa forma, em um circuito com duas malhas, por exemplo, tem-se:

(malha 1)

(malha 2)

Objetivos

O intuito da realização desse experimento é a montagem de circuitos elétricos que para determinar as correntes e tensões nos resistores e posterior aplicação das regras de Kirchhoff.

2. Procedimento Experimental

3.1 – Equipamentos

• Cabos banana-jacaré para conexões;

• Fonte de alimentação e tensão contínua;

• Multímetro;

• Painel para ligações;

• Resistores 33 e 22 Ω;

3.2 – Procedimentos

• Inicialmente, mediu-se com um auxílio de ohmímetro os valores das resistências R1, R2 E R3, anotaram-se os valores.

• Determinaram-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com