TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Síntese de Aromas

Por:   •  14/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  7.091 Palavras (29 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

Química Orgânica

2º Ano, Bioquímica

Ano letivo: 2017/2018

Síntese de aromas

Reações de Esterificação

[pic 2]

Docente: Paula Cristina M. F. Castilho

Discentes: Helena Fernandes,

Gabriela Barreto,

Rúben Nascimento


Índice

Objetivos        3

Resumo        3

Palavras-chave        3

Introdução        3

Reações​ ​e​ ​seus​ ​mecanismos        5

Materiais        6

Reagentes e suas propriedades        6

Procedimento experimental        7

Tratamento de resultados        8

Cálculos (dados fornecidos pelos grupos)        8

Espetros de infravermelho        10

Conclusão        12

Frases de Risco e Segurança        13

Frases de risco        13

Frases de Segurança        14

Bibliografia        16


Objetivos:

        Este trabalho experimental tem como principal objetivo sintetizar ésteres aromáticos, por meio da esterificação do ácido acético glacial, juntamente com os álcoois fornecidos para cada um dos grupos, em refluxo ácido. O produto será isolado, através de várias extrações, e por fim, destilado no evaporador rotativo para obter o aroma, que será caraterizado pelo seu cheiro e pela espectroscopia no infravermelho.

Resumo:

        Neste trabalho, realizou-se a síntese de ésteres responsáveis pelo aroma de alguns frutos, através de reações de esterificação. Estas reações foram feitas, a partir da reação do ácido acético glacial com vários álcoois, distribuídos, aleatoriamente, pelos diferentes grupos. Os álcoois utilizados, foram butan-1-ol, butan-2-ol, octan-1-ol, 3-metilbutan-1-ol.  O grupo que utilizou o álcool butan-1-ol, obteve como produto, etanoato de butilo. O grupo butan-2-ol, obtiveram como produto o acetato sec-butilo. O álcool octan-1-ol, obteve o etanoato de octilo e por fim, o álcool 3-metilbutan-1-ol, obteve o etanoato de 3-metilbutilo.

Palavras-chave: aromas, álcoois, ésteres, esterificação, infravermelho.


Introdução:

        Os ésteres são compostos comuns, como por exemplo, os óleos vegetais, como o azeite, são misturas de diversos ésteres derivados de ácido carboxílicos de cadeia longa. São derivados dos ácidos oxigenados pela substituição dos seus hidrogénios ionizáveis por radicais derivados de hidrocarbonetos. Quando derivados de ácidos orgânicos possuem a fórmula geral R-COO-R’.

        Os ésteres de baixo peso molecular possuem um odor agradável, devido às baixas massas moleculares e alta volatilidade, presentes em flores e frutos.

        Este também são utilizados como flavorizantes, uma vez que concedem aos alimentos e medicamentos, aromas e sabores específicos.  

        O método mais utlizado em processos industriais e em laboratórios para obtenção de ésteres é a reação reversível entre um ácido carboxílico e um álcool (Fig.1).[pic 3]

[pic 4]

Esta reação é conhecida como reação de esterificação de Fisher. Estes tipos de reações produzem água e são facilitadas, a partir, do aumento da temperatura do meio da reação, e na presença de um catalisador ácido de Brnsted-Lowry. Se esta reação não possuir, tal catalisador, esta ocorre lentamente, devido à sua reversibilidade. [pic 5]

Este ácido catalisa tanto na reação direta (esterificação) como na reação inversa (hidrólise do éster). Devido à reversibilidade, é possível obter o produto desejado por aplicação da lei de Le Chatelier, ocorrendo o deslocamento da reação no sentido da formação dos produtos requeridos, usando o excesso de um dos reagentes (normalmente o álcool) ou removendo um dos produtos à medida que a reação ocorre (geralmente, a água). A remoção da água é possível adicionando-se uma substância que a absorva e não interfira na reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com