TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As macromoléculas sintéticas e naturais

Artigo: As macromoléculas sintéticas e naturais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  Artigo  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 4

1- As macromoléculas sintéticas e naturais.

Dentro da Química Orgânica, estudamos moléculas de tamanho relativamente pequeno e também as moléculas grandes. Para estas moléculas damos o nome de macromoléculas. As macromoléculas também podem ser chamadas de polímeros.

Elas dividem-se em macromoléculas naturais e sintéticas.

As macromoléculas sintéticas são a base para a fabricação dos plásticos. As macromoléculas naturais são biomoléculas fundamentais para todos os seres vivos, que são os glicídios, os lipídios e as proteínas.

As macromoléculas sintéticas são os polímeros, que são a base para a fabricação dos plásticos. Os plásticos começaram a ser produzidos no final do século XIX e tem grande importância no desenvolvimento do século XX. A partir destas macromoléculas foi possível obter, além dos plásticos, as fibras têxteis, como o náilon e o poliéster e as borrachas sintéticas.

Polímeros são compostos de moléculas muito grandes que são formados pela repetição de uma unidade molecular pequena, que se chama monômero.

Exemplos:

Exemplos de polímeros sintéticos: copo plástico, garrafas PET e pneu de borracha sintética.

Os polímeros de adição são aqueles onde o polímero é a soma de moléculas pequenas e todas iguais entre si.

São exemplos de polímeros de adição o polietileno, o polipropileno, o cloreto de vinila, o poliestireno, o poliacetato de vinila, o teflon, o polimetacrilato de metila e a poliacrilonitrila.

As Macromoléculas Naturais são biomoléculas fundamentais para todos os seres vivos, que são os glicídios, os lipídios e as proteínas.

Glicídios

Os glicídios são compostos que possuem função orgânica mista poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona, dentre outros compostos, que ao sofrerem hidrólise resultam em poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona.

Exemplos:

A palavra glicídios vem do grego glicos que significa doce. São os açúcares, desde o mais comum até os mais complexos, como o amido e a celulose. São produzidos em vegetais através da fotossíntese transformado no processo de respiração.

São fonte de glicídios a farinha, o açúcar, o papel, o mel, as frutas, o pão, etc.

Os glicídios se classificam em oses e osídios. As oses ou monossacarídios são os glicídios que não se hidrolisam. Os osídios são glicídios mais complexos que se hidrolisam. Os principais glicídios são: Glicose ,Frutose,Sacarose,Lactose,Celulose, Amido, Glicogênio.

Glicose

A glicose também pode ser chamada de glucose, dextrose ou açúcar de uva. É uma aldo-hexose, com fórmula química C6H12O6. Pode ser encontrada nas uvas e em outras frutas. Na indústria é obtida pela hidrólise do amido.

É muito utilizada na Indústria de Alimentos, na fabricação de doces, balas, etc.

Frutose

É uma cetose e possui fórmula molecular C6H12O6. Pode ser encontrada no mel e em muitas frutas. É também chamada de levulose. Pode ser obtida através da hidrólise de um polissacarídeo, a inulina.

2- Os Glicerídeos e Cerídeos

• Glicerídeos

Os glicerídeos são definidos como produtos da reação de uma molécula de glicerol com até três moléculas de ácido graxo. Através da reação de esterificação os ácidos graxos são incorporados à molécula de glicerol. A reação inversa é a reação de hidrólise, que provoca o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com