TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais características do alumínio

Artigo: As principais características do alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Alumínio

Etapa 1 - Passo 4 Escrever um texto justificativo (mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas) sobre como o alumínio é encontrado na natureza, relacionando suas principais características com a produção de objetos para o dia a dia. Incluir nesse texto as respostas do passo 3 desta tarefa.

O alumínio é encontrado na maioria das rochas, argilas, solos e vegetações combinado com oxigênio e outros elementos, localiza-se nos estados de Minas Gerais, Pará, São Paulo e Maranhão. É o terceiro elemento mais encontrado na crosta terrestre, representando cerca de 8,1% e o mais abundante entre os elementos metálicos. Não é encontrado puro. Alguns minerais são bauxita (hidróxidos de alumínio com argilas), criolita (fluoreto de alumínio e sódio), granitos, etc.

É um material importante em múltiplas atividades econômicas, como no tratamento de água e nas indústrias metalúrgica, aeronáutica, farmacêutica e alimentar.

As principais propriedades que fazem com que o alumínio seja um material tão valioso são a sua leveza, força, resistência à corrosão, durabilidade, capacidade de conformação, condutividade elétrica, baixo ponto de fusão, baixa densidade e a boa refletividade, permitem que seja utilizado de forma extensiva, para a produção de diversos itens, tais como ligas metálicas, laminados e extrudados. Este metal é incluído no conjunto dos metais representativos, com número atômico igual a 13 (grupo do boro). O alumínio é uma das espécies mais reativas que se conhece.

Física, química e mecanicamente, o alumínio é um metal como o aço, latão, cobre, zinco, chumbo ou titânio e, como tal, pode ser derretido, fundido, conformado e usinado de modo muito parecido com esses metais.

Ele pode ser reciclado inúmeras vezes sem perder as suas propriedades, tanto de sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, quanto de sobras do processo produtivo, além disso, o alumínio é 100% reciclável, permitindo uma enorme economia de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com