TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  10/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE TECNOLOGIA DE JUNDIAI

Administração

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas

[pic 2]

Jundiai – SP

2015

Escritório de consultoria e design

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Micro e Pequenas Empresas apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Reginaldo Marcelino coscrato.

  1. Introdução

A ideia deste trabalho é prover um resumo revelando a possibilidade de abertura de um escritório de design e consultoria, para isto será apresentado conceitos contidos em referências no PLT da matéria administração de micro e pequenas empresas e no livro Empreendedorismo: transformando ideias em negócios.

  1. Identificação da empresa

Para se tornar um empreendedor bem sucedido não basta encontrar o nicho com a oportunidade correta, entendo que é preciso ter conhecimentos sobre o determinado mercado no qual se deseja atuar, partindo desta premissa a empresa que proponho a criar neste desafio é o Escritório de design e consultoria empresarial Lucas Petrachin, este empreendimento se trata de um negócio que leva meu nome e envolve minhas habilidades, sendo meus conhecimentos técnicos em design de interiores e em administração de empresas, este último provindo da graduação que finalizo neste exercício.  

O negócio é uma organização de prestação de serviços, segue abaixo lista com os principais disponibilizados:

  1. Desenho na plataforma CAD;
  2. Criação e desenvolvimento de Artes em vetor;
  3. Desenho de produtos;
  4. Consultoria e projetos em design de interiores;
  5. Projetos de interiores para lojistas;
  6. Consultoria para pessoas jurídicas em design de interiores, envolvendo vitrinismo e disposição de espaços comerciais;
  7. Por último, consultoria em marketing para o comércio.

Sumariando a proposta, a missão da empresa é prover projetos para ambientes que sejam adequados aos usuários, sendo que é plausível o uso da administração para oferecer maior eficiência aos ambientes com know How de marketing.

A localização da empresa seria em Jundiaí para atuação na região, entretanto a ideia é criar uma plataforma online para oferecer estes serviços na rede, podendo desta forma abranger o Brasil todo e até o exterior.

A visão da organização é se tornar ícone em design residencial e comercial, como também em consultoria, através de soluções inovadoras para os clientes satisfazerem suas necessidades e com isso ter mais qualidade em seus fins.

Como visto a empresa terá serviços que poderão parecer distantes uns dos outros, porém é visível que o mercado atual exige flexibilidade e esta pode ser convertida em sucesso para os negócios se bem alinhada e plausível.

  1. Análise de Mercado 

Os clientes do escritório podem ser divididos em pessoas jurídicas, compreendendo os comerciantes que possuem lojas onde atuarei projetando-as para melhor lucratividade dos negócios e as pessoas físicas, neste segundo caso meu trabalho será em oferecer serviços particulares para residências.

Uma questão importante a ser levantada é sobre como serão executadas as negociações com os clientes, em ambos os casos os pagamentos devem ser realizados no ato da contratação em dinheiro a vista ou em até 6 vezes no cartão de crédito, na internet os termos serão os mesmos. Os serviços a serem prestados serão entregues no tempo exigido pelo cliente e conforme o volume de pedidos, tudo acordado antes em contrato.

Para o tipo de empresa que criei, ter uma relação muito próxima com os meus fornecedores é importante, sendo eles marcenarias, pintores, pedreiros, gráficas e lojas. A maioria também são prestadores de serviços, pois bem, o papel do escritório Lucas Petrachin é de ser um facilitador, porém o pagamento e os contratos serão entre os clientes do escritório e os prestadores de serviços ou lojas, sem envolvimento monetário com o meu negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com