TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASE DE ÁCIDO DE EQUILÍBRIO

Seminário: BASE DE ÁCIDO DE EQUILÍBRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Seminário  •  10.937 Palavras (44 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 44

EQUILÍBRIOS ÁCIDO-BASE

QUE SÃO OS ÁCIDOS E AS BASES?

 Existem vários métodos para definir ácidos e bases. A pesar que estas definições não se contradizem entre sim, elas sim variam em quanto à abrangência delas.

 Antoine Lavoisier, Humphry Davy, and Justus Liebig também fizeram observações a respeito de ácidos e bases, mas não formalizaram definições.

 En 1661 Robert Boyle resumiu as propriedades dos ácidos como segue;

1. Ácidos têm sabor azedo (acre);

2. Ácidos são corrosivos;

3. Ácidos mudam a cor de certos corantes vegetais, tal como tornassol, de azul para vermelho; e

4. Ácidos perdem sua acidez quando combinados com álcalis

O nome “ÁCIDO” vem do Latim acidus, que significa “azedo”, e se refere ao odor penetrante e sabor azedo de muitos ácidos.

Exemplos:

Vinagre sabe azedo porque ele é uma solução diluída de ácido acético em água.

Suco de limão e cítricos sabem azedo porque contêm ácido cítrico.

Leite torna-se azeda quando estraga porque se forma ácido láctico, e

Carne ou manteiga: cujo cheiro desagradável e azedo quando podre pode ser atribuída a compostos tais como ácido butírico que se forma quando a gordura estraga.

Vitamina C contido em certas frutas, contém ácido ascórbico

Acido Carbônico contido em refrigerantes carbonatados

CHUVA ÁCIDA: (Acid rain) é um termo amplo usado para descrever várias formas em que ácidos caem desde a atmosfera. Um termo mais preciso é deposição ácida, que está constituída de duas partes: úmida e seca. Deposição úmida se refere a chuva, geada, neve e neblina ácida. Conforme a água ácido flui por cima e através do solo, afeta uma grande variedade de plantas e animais. A intensidade dos efeitos dependem de vários fatores, incluindo quão ácida é a água, a capacidade química e tamponante dos solos envolvidos, e os tipos de peixe, árvores, e outros coisas vivas que dependem da água.

Deposição seca se refere a gases e partículas ácidos. Cerca da metade da acidez na atmosfera cai de volta para a terra através de deposição seca. O vento sopra estes gases e partículas ácidas acima de edifícios, carros, lares, e árvores. Os gases e partículas depositados podem ser arrastados desde árvores e outras superfícies pelas chuvas. Quando isto acontece, a água que corre acrescenta estes ácidos à chuva ácida, fazendo a mistura mais ácida do que a chuva que cai isolada.

Os ventos prevalecentes sopram os compostos que causam deposição ácida seca e úmida através de estados e fronteiras nacionais, às vezes a centenas de quilômetros.

Cientistas descobriram, e tem confirmado, que DIÓXIDO DE ENXOFRE (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOX) são as causas primárias da chuva ácida. Queima de combustíveis fósseis, como carvão, para produção de energia elétrica por exemplo produzem SO2 e NOX.

Chuva ácida ocorre quando estes gases reagem na atmosfera com H2O, O2, e outros produtos químicos para formar diversos compostos ácidos.A luz solar aumenta a velocidade da maioria destas reações. O resultado é uma solução de H2SO4 e HNO3.

Deposição ácida tem uma variedade de efeitos, que inclui danos a florestas e solos, feixes e outros seres vivos, materiais, e saúde humana. A chuva ácida também reduz a distância e a clareza com que podemos enxergar através do ar, um efeito denominado redução de visibilidade.

 En 1661 Robert Boyle resumiu as propriedades dos álcalis como segue;

1. Álcalis apalpam escorregadios (lisos);

2. Álcalis mudam a cor do tornassol de vermelho para azul; e

3. Álcalis tornam-se menos alcalinos quando se combinam com ácidos

Exemplo de Bases Comuns

Detergentes

Sabão

Lixívia (NaOH)

Amônia doméstica (aquosa)

Essencialmente, Boyle definiu álcalis como substâncias que consumem, ou neutralizam, ácidos. Ácidos perdem seu sabor azedo característico e sua capacidade de dissolver metais quando são misturados com álcalis. Álcalis ainda invertem a mudança de cor que ocorre quando o tornassol entra em contato com um ácido. Eventualmente os álcalis ficaram conhecidos como BASES porque eles servem como a “base” para preparar certos sais

A acidez ou basicidade de uma solução é com freqüência um fator importante nas reações químicas. O uso de tampões de um dado valor de pH para manter o pH de uma solução em um nível desejado é muito importante. Ainda, equilíbrios ácido-base são importantes para entender as titulações ácido-base e os efeitos dos ácidos sobre as espécies e reações químicas, p.ex., os efeitos da complexação ou ppção.

TEORIAS ÁCIDO - BASE

Várias teorias ácido-base têm sido propostas para explicar ou classificar as propriedades ácidas e básicas das substâncias. Provavelmente você esteja mais familiarizado com a TEORIA DE ARRHENIUS, a qual aplica só a água. Outras teorias são mais gerais e aplicam a outros solventes. A seguir descreveremos as teorias ácido-base mais comuns.

TEORIA DE ARRHENIUS

Em 1884 Svante Arrhenius sugeriu que sais como NaCl se dissociam quando dissolvidas em água para dar partículas que ele chamou íons.

NaCl(s) Na+(aq) + Cl-(aq)

Três anos depois Arrhenius estendeu esta teoria sugerindo que ácidos são compostos neutros que IONIZAM quando dissolvidos em água para produzir íons H+ e o correspondente íon negativo (ânion). De acordo com esta teoria, HCl é um ácido porque quando se dissolve em água ioniza para dar íons H+ e Cl-

HCl(s) H+(aq) + Cl-(aq)

Arrhenius, como estudante da graduação, introduziu uma teoria radical

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com