TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOCA DE BUNSEN

Projeto de pesquisa: BOCA DE BUNSEN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório

Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Engenharia de Produção, disciplina de Química ministrada pelo Prof. Ricardo, Faculdade Anhanguera de Campinas, Unidade 3.

CAMPINAS

SETEMBRO 2014

INTRODUÇÃO

RESUMO:

A química e uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substancias. De sua composição e das relações entre estrutura e reatividade.

Os princípios fundamentos que a química se apoia são baseados em fatos experimentais. Para a realização destas experiências, os laboratórios de química utilizam vários instrumentos. As vidrarias e equipamentos. As vidrarias são, em sua maioria instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas, e o recipiente não reaja com a substancia contida nele.

Entretanto, elas devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente por que o vidro utilizado nelas e mais trabalhos que os outros vidros quaisquer, assim sendo mais caros.

Obviamente os materiais de, metal podem servir para suporte e manuseios das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.

Este relatório de pesquisa tem como objetivo, nos apresentar quais são estes equipamentos, em que são utilizados e sua importância de seu uso.

1- VIDRARIAS

PROVETA:

Pode ser fabricada em vidro ou plástico, com volumes que normalmente variam entre 1 e 2000 mililitros e serve para medir e transferir volumes de líquidos. Não pode ser aquecida

BURETA:

É um equipamento calibrado para medir o volume de líquidos precisamente. Ela e graduada em décimos de milímetros e é muito utilizada em titulações

PISSETA:

Um frasco de plástico para guardar agua, álcool ou outro solvente.

Ele serve para atirar jato de substancia contida com intensão de descontaminação, lavagem dos materiais e utensílios do laboratório.

TUBO DE ENSAIO:

Empregado para fazer reações em pequena escala, principalmente em testes de reação em geral. Pode ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado diretamente sob a chama BICO DE BUNSEN.

BICO DE BUNSEN:

É um dispositivo usado para efetuar aquecimento de soluções em laboratório.

CONDENSADORES:

São aparelhos para condensação de gases (passagem do estado gasoso para o liquido). Este aparelho usa um sistema de resfriamento simples através do resfriamento do gás pela agua em baixas temperaturas, mas sem contato entre as duas. Estes aparelhos também podem ser usados para auxiliar na separação de substancias quando tem valor de ebulição diferente, aquecendo-se a mistura para a que tiver menor ponto de ebulição evapore antes e se condense novamente no condensador separando-se totalmente do resto da mistura.

BALÃO VOLUMÉTRICO:

É um recipiente de vidro com forma de pera, de fundo plano e com um gargalo retilíneo, comprido, estreito e com tampa, no qual está gravada uma marca transversal que indica o volume exato do recipiente a 20ºC. Possui volume e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório.

PIPETAS:

É um instrumento de medição e transferência rigorosa de volumes líquidos.

As pipetas classificadas como graduadas possuem uma escala para medir volumes variáveis, e as volumétricas possuem apenas um traço final, para indicar um volume fixo e final, sendo suas medições mais rigorosas.

SUPORTE UNIVERSAL E GARRA:

É usado para segurar e sustentar vidrarias, como balões e condensadores, entre outros.

ERLENMEYER:

Usado principalmente para preparar e guardar soluções, e em titulações, onde fica o titulado, isto é, a solução que queremos descobrir a concentração, com algum indicador ácido-base adicionado.

Todas as funções exercidas pelo béquer também podem ser realizadas com o erlenmeyer, porém, essa última vidraria tem a vantagem de seu formato ser mais afunilado, o que permite agitação manual sem que haja risco de perda do material.

VIDRO DE RELÓGIO:

É um pequeno recipiente côncavo de vidro com formato semicircular. Sua principal função é a pesagem de pequenas quantidades de sólidos, entretanto pode ser usado também em analises e evaporações de pequena escala e ainda cobrir demais recipientes.

ALMOFARIZ E PISTILO

Usado na trituração e pulverização de sólidos.

KITASSATO:

Recipiente de vidro com paredes extremamente reforçadas, é indicado para filtrações a vácuo.

FUNIL:

É usado para filtrações em laboratório, isto e, nas separações das fases das misturas homogêneas, quando usado com um filtro de papel.

FUNIL DE BUNCHNEER:

Utilizado em filtrações a vácuo. Pode ser usado com a função de filtro em conjunto com o KUTASSATO.

FUNIL DE SEPARAÇÃO:

Utilizado na separação de líquidos não miscíveis e na extração liquido_liquido

TRIPÉ:

E usado para efetuar aquecimentos de soluções em vidrarias diversas de laboratório. E utilizado em conjunto com a TELA DE AMIANTO.

TELA DE AMIANTO:

Suporte para as peças a serem aquecidas. A função do amianto e distribuir uniformemente o calor recebido pelo BICO DE BUNSEN.

BEQUER:

Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substancias solidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto.

CONCLUSAO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com