TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bico de Bunsen

Resenha: Bico de Bunsen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Resenha  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 5

Bico de Bunsen

Para aquecer béquer, erlenmeyer, balões, cápsulas de porcelana, etc, não devemos usar diretamente o bico de Bunsen. Estes aquecimentos são feitos através da tela de amianto (apoiada sobre um tripé), cuja função é distribuir uniformemente o calor recebido pela chama do bico de Bunsen.

Os tubos de ensaio com líquidos podem ser aquecidos diretamente na chama do bico de Bunsen. A chama deve ser média e o tubo deve estar seco externamente para evitar que se quebre ao aquecer. O tubo deverá estar direcionado para um local que não se encontra ninguém para evitar possíveis acidentes. O tubo é aquecido através do auxílio de uma pinça de madeira com uma leve agitação a fim de evitar o superaquecimento do líquido.

Câmara de Fluxo

Uma Câmara de Fluxo Laminar produz movimento de ar sem turbulência, com a direção do fluxo sendo tanto horizontal como vertical. O ar pode ser purificado (clivado) através da passagem do ar por um filtro específico de ar, altamente eficiente. Isto removerá virtualmente todas as partículas, incluindo aquelas de tamanho extremamente pequeno, gerando assim uma área de trabalho livre de contaminação específica. Câmaras de Fluxo Laminar são especialmente úteis em prevenção de espalhamento de material aero lizado.

Estufa

Utilizada para colocação de culturas, de microorganismos, onde devem permanecer a uma temperatura ideal para seu crescimento. Serve, também, para secagem e esterilização de instrumentos de laboratório.

Autoclave

A autoclave é um aparelho muito utilizado em laboratórios de pesquisas e hospitais para a esterilização de materiais. O processo de autoclavagem consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os microorganismos.

Microondas

Muito empregado em laboratório. As radiações não afetam diretamente os microorganismos, mas geram calor que é responsável pela morte dos microorganismos. E também podem ser usados para ajudar na dissolução de meios de cultura.

Coloração de Gram

É uma técnica de coloração para diferenciação de microorganismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram.

Meio de Cultura

Os meios de cultura (preparações sólidas, líquidas ou semissólidas que contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos) são utilizados com a finalidade de cultivar manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas puras.

Placa de Petry

É um recipiente cilíndrico, achatado, de vidro, metal ou plástico que biólogos utilizam para a cultura de micróbios. O nome foi dado a este instrumento de laboratório em honra Julius Richard Petri. Normalmente para ser usada em microbiologia a Placa de Petri é parcialmente cheia com um caldo líquido de ágar onde estão misturados alguns nutrientes, sais e aminoácidos, de acordo com as necessidades específicas do metabolismo do micróbio a estudar. Depois que o ágar se solidificar é colocado uma amostra contaminada pelo micróbio (alguns micróbios têm de ser colocados enquanto o ágar se encontra quente).

Álcool 70%

Álcool 70% possui concentração ótima para atividade bactericida, pois a desnaturação das proteínas do microrganismo (atuam na membrana plasmática ou parede celular bacteriana, inibindo sua síntese e provocando sua destruição) faz-se mais rapidamente na presença da água, porque a água facilita a entrada do álcool para dentro do microrganismo.

Geladeira

Conservar reagentes, soluções, culturas e outros materiais que necessitam estar refrigerados.

Ágar

É uma substância mucilaginosa que se encontra em plantas marinhas e é comercialmente extraído das paredes celulares das algas marinhas vermelhas. Uma vez seco, emprega-se em meios de cultura microbiológica e em preparações como agente solidificante.

Este material é comercialmente fornecido desidratado em grânulos ou em pó e aumenta de volume em contato com a água. A capacidade de o ágar permanecer como gel sólido a temperaturas inferiores a 38°C é uma propriedade importante, que não é encontrada em muitos outros géis.

Meios sólidos

São aqueles que contêm ágar. Nos meios sólidos o crescimento para por exaustão de nutrientes, devendo realizar-se a transferência de colónias para novo meio. No entanto estes meios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com