TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bicarbonato de sódio e dioxido de carbono

Por:   •  27/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  2.887 Visualizações

Página 1 de 2

1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

1.1. Propriedades do bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio foi diluído em água destilada e o pH do mesmo foi verificado, resultando entre 9 e 10, mostrando que a solução é básica. A reação a seguir mostra a reação de diluição do NaHCO3.

NaHCO3(s) + H2O(l) → NaOH(aq) + CO2(g) + H2O(g)

Em outro tubo de ensaio aquecemos o bicarbonato de sódio na chama do bico de Bunsen, notamos a liberação de um gás. A reação mostra a queima do bicarbonato de sódio.

NaHCO3(s) → Na2CO3(s) + CO2(g) + H2O(g)

Em seguida, deixamos o sal esfriar e adicionamos água destilada. Medimos o pH que resultou entre 11 e 12, mostrando que a solução é básica.

Reação

Através de um sistema fechado com um tudo contendo água de barita e outro tubo contendo bicarbonato de sódio, aquecemos o tudo contendo o bicarbonato de sódio. Como visto anteriormente o aquecimento do bicarbonato libera o gás CO2. O gás passa através do sistema e reage com a água de barita no outro tubo, precipitando um sólido branco. A reação mostra a precipitação do carbonato de bário.

Ba(OH)2(aq) + CO2(g) → Ba2CO3(s) + H2O(l)

1.2. Propriedades do dióxido de carbono

Em um béquer contendo 100 mL de água destilada e indicador universal, adicionamos alguns pedaços de gelo seco. O indicador que inicialmente era verde passou a ser cor de rosa, o que indica que o meio ficou ácido devido à formação do H2CO3 e houve grande liberação de gás devido à sublimação do CO2(s).

CO2(s) + H2O(l) → H2CO3(aq)

Em seguida, inflamamos um palito de madeira e introduzimos a brasa cuidadosamente no béquer. A brasa apagou, porque o dióxido de carbono não alimenta a chama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (569.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com