TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS: TÉCNICAS DE MEDIDAS DE VOLUME

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- [pic 1]IFMA.

CAMPUS: TIMON

TURMA: SUBSEQUENTE EM ANÁLISES QUÍMICAS

             DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA-LABORATÓRIO.

             PROFº: WESLEY

CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS: TÉCNICAS DE MEDIDAS DE VOLUME.

JONAS ANTUNES FREITAS

LEONARDO NUNES SILVA

LUCAS RAFAEL

RUDIELSON DOS SANTOS SILVA

Timon- MA, 2017.

CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS: TÉCNICAS DE MEDIDAS DE VOLUME.

RESUMO

        A prática foi realizada tendo como materiais de medidas utilizados: uma proveta, uma pipeta volumétrica e uma balança semi-analítica ; afim de por em prática procedimentos corretos de medidas de massa e volume e obter valores que mais se aproximam da literatura.

INTRODUÇÃO

        Quando se realiza uma medida, essa mesma pode ser afetada por uma incerteza, que por isso,devem ser expressos de modo tal que se possa avaliar a precisão com que elas foram feitas (ou calculadas) indicando o aparelho utilizado, temperatura do ambiente, precisão do aparelho, etc.

        No desenvolvimento de atividades no laboratório é de extrema importância saber aferir corretamente uma medida representada nos instrumentos. Uma das mais comuns e importantes operações de laboratório é a determinação de massa (ou pesagem), volume e temperatura, para que haja uma familiarização dos instrumentos, bem como suas funções , sua classificação e utilização.

        O cuidado com a escolha do tipo de instrumento específico e com a técnica adequada para a realização desse tipo de atividade é de fundamental importância para a obtenção de resultados confiáveis e precisos em qualquer atividade laboratorial. Tudo isto porquê, os instrumentos por mais que sejam sofisticados, apresentam erros que devem ser considerados, para que ao final haja resultados mais precisos e seguros.

        Existe uma imensa variedade de coisas diferentes que podem ser medidas sob vários aspectos, sendo que cada um desses aspectos (comprimento, massa, volume) implica numa grandeza física diferente. Um bom experimentador deve, além de manusear bem os instrumentos, levar em consideração seus erros e, assim, minimizar suas influências nos resultados de uma medição.

O objetivo da pratica realizada foi aprender a manipular corretamente as vidrarias disponíveis para a determinação de volume, analisar a exatidão dos instrumentos volumétricos, e obter medidas de massas e volumes aproximadas e precisas.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais e Reagentes

 •Béquer de vidro com capacidade de 50 mL;

•Proveta de vidro com capacidade de 25 mL;

•Pipeta volumétrica de vidro com capacidade de 25 mL;

•Pisseta ;

•Pera;

•Balança semi-analítica com precisão de 0,01 g;

• Água destilada.

Procedimento

        Pesou-se um béquer de 100 mL e tarou-se a balança. Após isso foi adicionado 25 mL de água destilada em uma proveta utilizando uma pisseta e pesou-se a massa da água utilizando a balança tarada com o béquer sobre a mesma; o processo foi repetido por mais 2 vezes. As etapas realizadas com a proveta foram repetidas utilizando uma pipeta volumétrica. Todos os resultados obtidos foram anotados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

        Na tabela 1 e 2 encontram-se os valores obtidos da pesagem das massas da água utilizando uma proveta e uma pipeta volumétrica, respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com