TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO FAZER UM RELATÓRIO

Por:   •  29/7/2017  •  Artigo  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

COMO FAZER UM  RELATÓRIO

Um dos objetivos do ensino de uma disciplina experimental introdutória é redigir relatórios. A elaboração de relatórios é um procedimento bastante corriqueiro durante o exercício de qualquer profissão tecnocientífica e, em certos casos, essa habilidade chega a ser usada como uma medida de capacidade profissional. Ser um bom profissional envolve também saber transmitir aos outros os resultados de um trabalho.

A seguir são dadas algumas orientações sobre a redação de relatórios científicos, que devem ser seguidas na elaboração dos relatórios referentes às diferentes experiências realizadas.

É comum redigir relatórios de forma impessoal; também se deve usar o verbo na voz passiva e no tempo passado, pois se relata algo que já foi feito.

Outro aspecto muito importante é ter sempre em mente que eventualmente as pessoas que lerão o relatório poderão não ter tido nenhuma informação prévia sobre o assunto relatado. Isso demanda um relatório bem feito, detalhado, cuidadoso e meticuloso, de modo a facilitar sua leitura por qualquer pessoa.

Qualquer relatório deve conter sempre as seguintes partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Tratando-se de um relatório de uma disciplina experimental, aconselhamos a seguinte seqüência:

Título: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.

Objetivo: Descrição sucinta do que se pretende obter da experiência.

        Geral  e Específico

Introdução teórica: Descrição de toda a teoria, necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese própria dos vários livros consultados. Evite rodeios, pois o professor percebe quando isso ocorre.

Material: Lista de todo o material e reagentes utilizados.

        Procedimento experimental: Essa seção deve conter relatos exatos e claros de como foi feita a expe        riência, descrevendo-a passo a passo, de modo que, baseada nesses relatos, qualquer pessoa possa repeti-Ia. Note que não basta copiar o procedimento experimental contido no material referente à experiência, pois, na melhor das hipóteses, toda a forma da redação deverá ser mudada (voz passiva no tempo passado).

Resultados e cálculos: Consiste na apresentação de todos os dados coIhidos em laboratório ou calculados a partir deste. Além do texto explicativo, os resultados podem ser apresentados também na forma de tabelas, gráficos etc., de modo que se comunique melhor a mensagem.

Discussão: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta e comparar com os dados da literatura. A discussão é a parte do relatório que exige maior maturidade do aluno.

Conclusão: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos.

Referências: Livros e artigos usados para escrever o relatório. Devem ser indicados cada vez que forem utilizados. As normas bibliográficas recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para o caso de livros e manuais são as seguintes:

SOBRENOME DO AUTOR, Iniciais do Nome Completo. Título do livro: subtítulo. Tradutor. N.º  de edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Pagina(s) consultada(s).

                Referência: Módulo do Sistema Interativo de Ensino, pagina. 22.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com