TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÃO DA QUÍMICA: SUSTENTABILIDADE SOCIAL NA GERAÇÃO DE ENERGIA

Por:   •  17/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 SUSTENTABILIDADE

A necessidade de garantir um planeta em boas condições com recursos naturais preservados como florestas, oceanos, matas, rios e lagos, por exemplo, para que as futuras gerações possam também ter contato com essa diversidade e ter uma boa qualidade de vida, é necessário a adoção de métodos sustentáveis preservando toda forma de vida presente em nosso planeta. (LEITE, et al., 2013).

De acordo com GUERRA (2012, p.77, apud BARBIERI, 2005, p.37), sustentabilidade é:

Considerando que o conceito de desenvolvimento sustentável sugere um legado permanente de uma geração para outra, para que todas possam prover suas necessidades, a sustentabilidade, ou seja, a qualidade daquilo que é sustentável passa a incorporar o significado de manutenção e conservação dos recursos naturais. Isso exige avanços científicos e tecnológicos que ampliem permanentemente a capacidade de utilizar, recuperar e conservar esses recursos, bem como novos conceitos de necessidades humanas, para aliviar as pressões da sociedade sobre eles.

O autor evidencia que sustentabilidade é a busca por um desenvolvimento onde haja a conscientização da população enfatizando a ideia de que é possível o ser humano suprir suas necessidades sem agredir o meio ambiente, preservando o mesmo para as futuras gerações.

O termo sustentabilidade foi discutido com ênfase pela primeira vez no documento “Nosso Futuro Comum” ou mais conhecido como relatório de Brundtland, em 1987, quando entregue pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento a ONU (FLORES, 2010). Nesse mesmo documento, GUERRA (2012, p.78) afirma que existe uma relação entre economia e desenvolvimento, onde dois conceitos significantes passam a ser utilizados:

 o desenvolvimento sustentável corresponde à melhoria na qualidade de vida, respeitando as limitações dos ecossistemas; e

 economia sustentável significa a economia resultante de um desenvolvimento sustentável que, consequentemente, conserva sua base em recursos naturais.

Ainda segundo FLORES (2010), o relatório de Brundtland identificou grande preocupação com a destruição da camada de ozônio, o aquecimento global e a velocidade das mudanças no mundo. A utilização de fontes de energia renovável foi uma das medidas estabelecidas pelo relatório, visando um desenvolvimento tecnológico como uma forma de minimizar os impactos gerados pela utilização de energias fosseis.

Para LEITE et al. (2013), deve-se considerar três questões relevantes para que haja sustentabilidade, sendo eles as questões sociais, energéticas e ambientais. Onde a questão social vai englobar o ser humano, pois para respeitar a natureza ele também deve ser respeitado. A questão energética, já que, a mesma possibilita o desenvolvimento da economia. E por fim, mas não menos importante, a questão ambiental. É preciso conservar o meio ambiente para manter o mesmo em condições habitáveis prolongando o tempo de vida dos seres vivos, possibilitando o desenvolvimento econômico e gerando um futuro sustentável.

2.1.1 Futuro

A importância da discussão em sala de aula sobre sustentabilidade é de extrema importância para a educação de crianças, jovens e adultos. Para que estes sejam futuros críticos capazes de tomar decisões sustentáveis de forma individual e coletiva, é necessário um maior engajamento dos professores de todas as disciplinas a trabalharem de forma interdisciplinar para que a aprendizagem desses alunos seja de forma relevante. (LEITE, et al., 2013).

As diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio apontam em sua estrutura dois tópicos englobando a questão sustentabilidade, onde apresenta em um primeiro momento na resolução nº2, de 30 de janeiro de 2012 do ministério da educação conselho nacional da educação câmara de educação básica, Titulo I, Capitulo II - Referencial legal e conceitual, Art. 5º (2012, p.01) que trata: “O Ensino Médio em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se em: [...] IV - sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com