TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade na Indústria Contribui no Âmbito Econômico, Social e Ambiental

Por:   •  8/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

INDÚSTRIA 4.0 E A SUSTENTABILIDADE

A Indústria 4.0 também intitulada de a “Quarta Revolução Industrial” tem como fundamento básico a possibilidade de conectar máquinas em processamento sem intervenções humanas, sistemas, ativos e registro de dados em tempo real para criar redes inteligentes que podem controlar os módulos de produção de maneira autônoma. Essa nova configuração da indústria não só permite o aceleramento da produção, como também é alternativa para a empresa se tornar sustentável utilizando o maquinário.

A Economia de energia, o aumento da produtividade e do lucro são os alguns do benefícios advindos dos processos da Indústria 4.0, porém a sustentabilidade proporcionada por essa nova revolução é a grande estrela dessa nova revolução, sendo um dos principais pilares de sustentação desse novo conceito.

A sustentabilidade na indústria 4.0 contribui nos âmbitos econômicosocial e ambiental:

[pic 1]

No âmbito econômico, um dos principais benefícios da indústria 4.0 é fazer mais e com maior qualidade. Neste aspecto entra a melhor utilização de recursos produtivos (máquinas, matéria prima, tempo, etc.), por isso destaca-se neste âmbito soluções de tecnologia alinhadas aos conceitos de indústria 4.0 de Manutenção Preditiva, MES, Rastreabilidade de ativos, Manufatura Aditiva.

No âmbito social haverá uma transformação não apenas do trabalho mas da vida das pessoas, permitindo uma maior qualidade e expectativa de vida através de produtos inteligentes (que oferecem serviços) e também dos empregos, principalmente os que exigem esforço físico, poderão ser realizados, por exemplo, em cooperação com os robôs colaborativos.

No âmbito ambiental, que é o âmbito em foco deste trabalho, diz respeito a melhor utilização de recursos, o compartilhamento dos mesmos, o melhor uso da informação, bem como a diminuição do conceito de obsolescência programada.  Um exemplo é a Mercedes-Benz que usa o Big Data para diminuir o tempo de testes em bancada de seus carros, o que reduz a emissão dióxido de carbono.

O pré-conceito de que a deterioração do meio ambiente é o preço a ser pago pelo progresso e sucesso econômico já não é mais aceita pela sociedade. Uma série de problemas encontrados hoje na indústria convencional serão resolvidos a partir da implantação dos métodos e tecnologias associados à indústria 4.0.

[pic 2]

A partir desses sistemas a Indústria 4.0 já tem sido realidade em algumas empresas no mundo que aproveitaram do avanço tecnológico para aplicarem em seus negócios e se tornarem empresas reconhecidas do ponto de vista da sustentabilidade. No Brasil, segundo pesquisa Confederação Nacional da Indústria (CNI), 42% do setor industrial ainda desconhece o processo da Indústria 4.0.

  • Relação entre a Indústria 4.0 e a Sustentabilidade

[pic 3]

Os principais benefícios são:

  • Economia de matéria-prima

Na Indústria 4.0, alguns sistemas permitem a programação de produção e a análise precisa de material necessário para fabricar o produto, o que reduzirá os custos com matéria prima. Consequentemente, considerando a quantidade de matéria-prima, os novos pedidos serão realizados apenas quando necessário, o que resulta na redução do desperdício e também na necessidade de transporte.

  • Operações integradas e diagnóstico em tempo real

O monitoramento do sistema eletrônico e de dados permite rastrear todos os processos através dos sensores disponíveis, detectando as falhas e com base nos resultados gerados são capazes de orientar na tomada de decisão. Com isso, além da economia de tempo e uma maior precisão na identificação de falhas, há também a redução de resíduos sólidos gerados pelo processo de fabricação.

  • Economia de energia

Com a execução de máquinas que operam sem falhas e erros, os níveis de desperdícios vão diminuir, assim como o de energia, pois mesmo que haja uma automação dos processos por meio de robôs que utilizam energia elétrica, eles consomem energia apenas quando necessitam operar.

Fábricas inteligentes ligam e desligam equipamentos e luzes de forma automática economizando energia elétrica e preservando recursos naturais por consequência. Além disso, as luzes são complementadas com iluminação natural, utilizando sistemas de iluminação que identificam a necessidade de utilizar a luz solar em ambientes onde existem a luz artificial, observando também a intensidade a ser aplicada.

  • Reaproveitamento de resíduos

O reaproveitamento dos resíduos também é uma das práticas recomendadas pela indústria 4.0. Existe uma grande preocupação em se utilizar o máximo de material biodegradável e os resíduos não orgânicos, como equipamentos eletrônicos, que antes tinham como único destino o lixo, agora retornam às fábricas para se transformar em matérias-primas para novos produtos, beneficiando a empresa com a diminuição dos custos de aquisição de matéria-prima e também a natureza, já que o material é reaproveitado ao invés de descartado como lixo industrial Isso cria um processo produtivo cíclico e verdadeiramente sustentável, além de reduzir a emissão de poluentes tóxicos na atmosfera.

  • Redução de custos

O desenvolvimento das tecnologias e dos sistemas digitais, além da adoção de máquinas precisas, consequentemente reduz os custos com matéria prima e gastos de energia, por exemplo. Segundo uma pesquisa do McKinsey Global Institute, realizada em 2015, espera-se que a Indústria 4.0 gere um impacto de redução nos custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, na diminuição no consumo de energia entre 10% e 20% e aumento da produtividade e eficiência do trabalho entre 10% e 25%.

  • Design mais inteligente e customização

A digitalização é imperativa na Indústria 4.0, o que implica na irrestrita interação entre os diversos sistemas, o maquinário especializado e as infraestruturas tecnológicas, que partilham informações em busca da otimização dos processos. A Internet das Coisas (IoT) é a base principal para a essa revolução tecnológica e para sua evolução é imprescindível a constante inovação dos sensores wireless e a nanotecnologia que permitem a conexão dos aparelhos com os dados da Internet, assim como a adaptação dos desenvolvedores de sistemas de fabricação e tecnologias, que devem estar em constante busca por atualização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (379.1 Kb)   docx (739.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com