TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização físico-química e microbiológica da linhaça dourada e marrom (Linum Usitatissimum L.)

Por:   •  22/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.633 Palavras (11 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 11

Caracterização físico-química e microbiológica da linhaça dourada e marrom (Linum Usitatissimum L.)

Golden and brown flaxseed (Linum Usitatissimum L.) physicochemical and microbiological characterization

Daiane Souza

Graduando em Nutrição

Faculdades Integradas de Três Lagoas – FITL/AEMS

Fabiana Gomes Terci

Graduando em Nutrição

Faculdades Integradas de Três Lagoas – FITL/AEMS)

Marli Rodrigues da Silva

Graduando em Nutrição

Faculdades Integradas de Três Lagoas – FITL/AEMS)

Fernando Shintate Galindo

Mestre em Sistemas de Produção UNESP/FEIS e M.B.A em agronegócios USP/ESALQ, Docente das Faculdades Integradas de Três Lagoas - FILT/AEMS

INTRODUÇÃO

A linhaça (LinumUsitatissimum), rica em lipídios, proteínas e fibras alimentares, é utilizada em tecidos e alimentos (para consumo humano e animal). Com altas quantidades de ácido graxo α-linolênico, lignanas, fibras ou goma e vitamina E, pode contribuir para a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis.

As sementes de linhaça apresentam duas variedades: a dourada, predominante em regiões frias, e a marrom, cultivada em regiões de clima quente e úmido, como o Brasil. Embora haja pesquisadores, como Trucom (2006), que consideram as duas variedades idênticas quanto à composição físico-química e ao teor de ácidos graxos, outros identificaram diferenças entre elas. Também há poucos estudos científicos acerca da composição de ácidos graxos e dos parâmetros de oxidação lipídica na linhaça e derivados. Assim, este trabalho tem como objetivo descrever a composição físico-química e operfil de ácidos graxos de sementes de linhaça, bem como a qualidade microbiológica do óleo de linhaça dourada e marrom comercializado no Brasil.

MATERIAL E MÉTODOS

Como matéria-prima, foi utilizada aproximadamente sete quilos de semente de linhaça dourada e marrom e sete embalagens contendo 250 ml de óleo linhaça cada uma, observado um prazo de validade superior a doze meses como critério de obtenção. Para as análises físico-químicas e microbiológicas, as sementes foram moídas e, na sequência, a farinha de linhaça foi acondicionada em sacos plásticos, selados com fita adesiva e guardados em filme plástico escuro para prevenção da oxidação lipídica até sua utilização (no máximo 48 horas após a moagem).

Na avaliação da composição físico-química, nove parâmetros foram utilizados: determinação da umidade; determinação de proteínas; determinação de lipídios; determinação de cinzas; determinação de carboidratos; determinação de fibras; determinação do valor calórico; determinação do perfil de ácidos graxos (análise realizada no Laboratório de Óleos e Gorduras do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Unicamp); determinação das substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS).

Na avaliação microbiológica, para enumeração de coliformes, foi usada a técnica do NMP; para a contagem total de micro-organismos, a metodologia adotada foi a de Downes e Ito (2001).

Na análise estatística, os resultados foram avaliados por meio da análise de variância (Anova), com o teste t de student para comparação de médias em nível de 5% de significância. Todos os cálculos foram realizados pelo software Statgraphics® Plus, versão 5.1.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os dados pertinentes à avaliação da composição físico-química foram organizados em duas tabelas: na Tabela 1 [a](Composição físico-química da semente e do óleo de linhaça dourada e marrom), constatou-se diferença na composição das amostras de semente de linhaça dourada e marrom, com maiores teores (p < 0,05) de umidade, lipídios, proteínas e calorias na linhaça marrom. A linhaça dourada apresentou maiores valores de cinzas e carboidratos. Não houve diferença em relação à fibra bruta das duas amostras. Na Tabela 2 [b](Composição físico-química das sementes de linhaça dourada e marrom), foram apresentados resultados de pesquisas de diferentes autores, podendo-se observar, entre eles e em comparação a esta pesquisa, divergências nos valores dos nutrientes da composição físico-química da semente de linhaça, inclusive em relação a esta pesquisa. Em estudos de Morris (2001), a linhaça dourada apresentou valores superiores aos encontrados neste trabalho; Oomah et al. (2006) também relataram valores diferentes, em especial quanto ao baixo teor decarboidratos. Quanto à quantidade de lipídios na linhaça, pode variar de 34-47 g/100, conforme a origem, localização, cultivo e condições ambientais. Em comparação com esta pesquisa, Madhusudhan (2009) verificou maioresteores de umidade, lipídios e cinzas e menores de proteínas em amostras de linhaça marrom. Já Morris (2007), avaliando variedades de linhaça marrom canadense, observou menores resultados de proteínas e calorias e maiores de lipídios, porém semelhantes em carboidratos. Oomah et al. (1996) observaram, como os demais autores, menores teores de proteínas e maiores de lipídios, além de valores bem inferiores de carboidratos, quando correlacionados a esta pesquisa, ao passo que Mueller et al. (2010) não observaram nenhuma diferença estatística entre os dois produtos, o que diverge desta pesquisa. Para Oomah e Mazza (1993), os teores de proteína na linhaça também podem ser distintos entre países e cultivares, podendo-se atribuir as diferenças à genética e ao ambiente. Outro ponto que pode ter influência sobre a composição físico-química dos alimentos é o método de extração dos compostos para realização das análises.  

Esses fatores podem explicar a grande variação entre estudos anteriores e os resultados a que chegou este trabalho, tanto na variedade de linhaça dourada como na marrom, necessitando, assim, de constantes avaliações.

No que concerne ao perfil de ácidos graxos da semente e do óleo de linhaças dourada e marrom, os resultados foram organizados em uma tabela (Tabela 3)[c]. Na avaliação das sementes de linhaças dourada e marrom, os ácidos palmítico e esteárico foram encontrados em maior quantidade. A porcentagem total de ácidos graxos saturados foi 10,66% na linhaça dourada e 12,65% na marrom. Ressalta-se que, segundo Grundy (1994), o ácido palmítico aumenta a lipoproteína de baixa densidade (LDL-colesterol), sendo considerado hipercolesterolêmico na dieta, elevando o risco de obesidade e resistência à insulina. Apesar de a linhaça conter um teor relativamente alto deste ácido graxo, o consumo diário pelos indivíduos é de pequena quantidade e não chega a ser preocupante, pois ela possui outros nutrientes essenciais ao organismo. Já o ácido esteárico, pode ser considerado neutro nos seus efeitos sobre as lipoproteínas. Os ácidos mirístico, palmítico, esteárico, araquídico e o total de saturados foram superiores (p < 0,05) na linhaça marrom, ao passo que os demais ácidos graxos saturados não apresentaram diferença estatística (p > 0,05). A semente de linhaça dourada, por apresentar menor teor de ácidos graxos saturados, pode ser considerada de melhor qualidade nutricional para o consumo humano. Apesar dessa diferença entre as duas variedades, a linhaça, em geral, pode ser considerada um alimento naturalmente pobre em gorduras saturadas. O ácido oleico foi verificado em maior teor, dentre os MUFAs, obtendo-se uma porcentagem total destes ácidos graxos de 26,08% e 24,62%, respectivamente, para as linhaças dourada e marrom. O ácido graxo erúcico foi superior na linhaça marrom, não havendo diferença significativa entre os demais (p > 0,05). Os dois produtos apresentaram semelhantes teores totais de MUFAs e são avaliados por Madhusudhan (2009) como alimentos que fornecem quantidades moderadas desses ácidos graxos, de modo que ambas as variedades possuem boas características nutricionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com