TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características Do Petróleo

Projeto de pesquisa: Características Do Petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Petróleo

CARACTERÍSTICAS FISICO-QUIMICAS

O petróleo, sendo uma mistura complexa de hidrocarbonetos, não possui características físico-químicas definidas. Essas características vão depender da sua formação, que é diferente em cada região.

A gasolina, entretanto, deve possuir características definidas, pois existem padrões que devem ser seguidos para que haja a comercialização. Padrões não só feitos para se ter uma maior facilidade do controle, mas para também oferecer um produto mais seguro e mais sustentável.

Propriedades físico-químicas de uma gasolina padrão http://www.crq6.org.br/arquivos/File/piling/fispq_gasolina.pdf

Diferentes classificações da gasolina são dadas por diferentes características físicas. A gasolina comum, aditivada e Premium se distinguem fisicamente por sua cor e quimicamente por seus compostos.

A gasolina é quimicamente composta por cadeia de 4 a 12 carbonos, sendo sua formulação feita por Butanos, Iso-pentanos, Nafta Leve, Nafta Craqueada, Nafta Reformada, Nafta Alquilada e Nafta Isomerizada.

OCTANAGEM

Octanagem é o nome dado a resistência à detonação da gasolina. Os motores de combustão precisam de um óleo combustível (hidrocarbonetos) e ar (oxigênio) para que se possa gerar energia através da queima.

CxHy + O2  CO2 + H2O

A queima da gasolina ocorre após a compressão de uma pequena parte do óleo junto de uma grande quantidade de ar. A proporção dada comumente é 1:15, sendo gasolina e oxigênio respectivamente. Essa proporção garante um eficiente uso da gasolina queimada.

A gasolina, porém, pode detonar quando se está sob pressão. A resistência à detonação se encontra no octano (C8), que apresenta maior compressibilidade que o heptano (C7), sendo este último a referência dada à gasolina com pouca resistência. Uma gasolina com índice antidetonante (IA) de 90, por exemplo, significa que esta é composta por 90% de octanas e 10% de heptanas.

Para avaliar a octanagem da gasolina, utiliza-se os métodos RON (Research Octane Number) e MON (Motor Octane Number), sendo o primeiro usado para analisar a resistência à detonação com o motor em baixa rotação (menor velocidade na combustão), e o segundo em alta rotação (maior velocidade na combustão). A média aritmética entre os dois métodos indica o Índice Antidetonante (IA) da gasolina.

A gasolina Podium é uma gasolina de alta octanagem.

DESTILAÇÃO

A destilação, ou separação, é um processo físico que ocorre nas refinarias onde se é separado as diversas frações do petróleo pelo aumento da temperatura e a volatidade de cada fração.

Destilação Simples do Petróleo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com