TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação dos Indicadores ácido base

Trabalho acadêmico: Classificação dos Indicadores ácido base. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  3.130 Visualizações

Página 1 de 4

Índice

Introdução 1

INDICADORES ÁCIDO-BASE 2

Classificação dos Indicadores ácido base 2

Uma base base apresenta OH- que forma um Hidróxido. 2

Os ácidos tem a presença de Hidrogénio na molécula. 2

Indicadores naturais 3

Indicadores artificiais 3

Acção dos indicadores sobre as soluções ácidas básicas 4

Conclusão 5

Bilbiografia 6

Introdução

No presente trabalho iremos nos debruçar em torno dos indicadores ácido-base. Sabe-se que inúmeros processos químicos, dependem diretamente do controle da concentração de iõess H+ (pH) no meio reativo, este controle pode ser feito por potenciómetros.

Para processos onde esta medida não seja adequada (uma reação com reagentes tóxicos, por exemplo) substâncias químicas que forneçam indicação visual são de extrema utilidade, substâncias estas chamadas indicadores.

INDICADORES ÁCIDO-BASE

Algumas substâncias apresentam comportamento distintos na presença de ácidos ou de bases. Entre elas, há um grupo de substâncias que assume diferentes colorações em função de o meio em que se encontram ser ácido ou básico. As substâncias pertencentes a esse grupo são chamadas indicadores ácido-base.

Há uma escala numérica denominada pH, com valores entre 0 e 14, que indica se o meio á ácido, básico ou neutro.

Os valores de pH são calculados matematicamente considerando as concentrações de H- e (OH) presentes em uma solução. O pH significa potencial hidrogeniônico. Quanto menor o valor do pH maior a acidez. Em contrapartida, quando maior o valor do pH, maior a basicidade. É comum, em substituição ao termo basicidade, ser utilizado o termo alcalinidade.

Classificação dos Indicadores ácido base

Uma base base apresenta OH- que forma um Hidróxido.

EX: NaOH (hidróxido de sódio), (Mg(OH)2) (hidróxidode magnésio ).

Os Indicadores Básicos: possuem o grupo ionizável OH- (hidroxila), portanto, em meio alcalino (pH>7) as moléculas do indicador são mantidas não-ionizadas, e em meio ácido (pH<7) os grupos hidroxila são retirados das moléculas do indicador para a formação de água, neste processo são libertos os catiões (de coloração diferente da coloração da molécula).

Os ácidos tem a presença de Hidrogénio na molécula.

(Ex: Hcl.)

Os Indicadores Ácidos possuem hidrogênio(s) ionizável(eis) na sua estrutura, quando o meio está ácido (pH<7), a molécula de indicador é forçada a manter seus hidrogênios devido ao efeito do ião comum. Nesta situação a molécula está neutra.

Quando o meio está básico (pH>7), os hidrogênios do indicador são fortemente atraídos pelos grupos OH- (hidroxila) para formarem água, e neste processo são libertos os aniões do indicador (que possuem coloração diferente da coloração da molécula).

Indicadores naturais

Os sucos de alguns vegetais e outras plantas podem funcionar como indicadores de pH, ou seja, de quão ácido ou básico é uma substância. Por exemplo, ao cozinhar uma couve vermelha até ficar macia, se adicionado o suco liberado a um ácido, tal como o vinagre, o mesmo tornar-se-á vermelho. Já em uma base, como a amônia, o suco tende a tornar-se azul ou verde. Outros vegetais como a beterraba, podem realizar o mesmo processo.

Algumas soluções de substâncias naturais, especialmente originárias de plantas, comportam-se como soluções de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com