TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICADORES ÁCIDO-BASE (DETERMINAÇÃO DE PH)

Artigos Científicos: INDICADORES ÁCIDO-BASE (DETERMINAÇÃO DE PH). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  1.635 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DO BRASIL

CEULS – ULBRA

INDICADORES ÁCIDO-BASE (DETERMINAÇÃO DE pH)

Disciplina: Química Geral

Turma:

Profª: Roseclea Gaspar

Acadêmicos:

Daniel de Castro Cordovil

Erick Vinícius da Paixão Milhomem

Jordan Almeida Lobato

Wagner José Pereira Monteiro

Wandreson Victor Rocha Lima

Santarém

2014

INTRODUÇÃO

Os indicadores ácido-base são substâncias químicas que quando adicionado à uma solução indica se ela é ácida ou básica de acordo com seu pH. Geralmente os indicadores são ácidos ou bases fracas que ao se unirem aos íons H+ ou OH- mudam de cor devido uma alteração em sua configuração eletrônica. Os indicadores ácido-base são recomendados para verificações rigorosas do pH. Num caso, mais rigorosas deve se usar um pHmetro que é um aparelho medidor de pH. Também é encontrado em lojas especializadas os papéis indicadores universais.

O indicador universal que é uma mistura de vários indicadores, é constituído de uma tabela de cores que vão do vermelho escuro (ácido) ao roxo (alcalino-básico), passando por todas as cores e valores de pH, e fitas de um papel de constituição especial, que quando emergido em uma substancia de pH desconhecido altera sua cor original para a cor que indica o pH, tendo um valor mais exato quando comparado à tabela.

Potencial hidrogeniônico consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. O pH é uma característica de todas as substâncias determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. Os valores de pH variam de 0 a 14, valores abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, porém muito raros e não podem ser medidos com as sondas normais.

As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas. O pH de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas e da temperatura.

OBJETIVOS

Identificar ácidos e bases pelo uso do papel indicador universal, de indicadores ácido-base e pelo pHmetro. 

MATERIAIS

• Estante para tubos de ensaio

• 12 tubos de ensaio

• 3 Becker de 50mL

• Pipeta graduada de 10mL

• pHmetro

• Papel indicador universal

REAGENTES

• Solução fenolftaleína

• Solução alaranjado de metila

• Indicador misto

• Negro de Eriocromo

• Calcon Carbônico (pó)

• Solução ácida

• Solução básica

PROCEDIMENTOS

Foram identificados seis tubos de ensaio com a letra A e numerados de 1 a 6, logo após foram identificados outros seis tubos de ensaio com a letra B e numerados de 1 a 6.

Pipetou-se 3mL de solução ácida em cada um dos tubos de ensaio identificados com a letra A, logo após lavou-se a pipeta e pipetou-se 3mL de solução básica em cada um dos tubos de ensaio identificados com a letra B.

Mergulhou-se o papel indicador no tubo de ensaio com a identificação 1A, comparou-se o papel indicador mergulhado no tubo de ensaio 1A com a cor da caixa e anotou-se o pH indicado na tabela. Logo após mergulhou-se o papel indicador no tubo de ensaio com a identificação 1B, comparou-se o papel indicador mergulhado no tubo de ensaio 1B com a cor da caixa e anotou-se o pH indicado na tabela.

Colocou-se 4 gotas do indicador fenolftaleína em cada um dos tubos de ensaio identificados com 2A e 2B. Anotou-se as cores na tabela.

Colocou-se 4 gotas do indicador alaranjado de metila em cada um dos tubos de ensaio identificados com 3A e 3B. Anotou-se as cores na tabela.

Colocou-se 4 gotas do indicador misto em cada um dos tubos de ensaio identificados com 4A e 4B. Anotou-se as cores na tabela.

Colocou-se 4 gotas do indicador negro de eriocromo em cada um dos tubos de ensaio identificados com 5A e 5B. Anotou-se as cores na tabela.

Colocou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com