TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TITULAÇÃO E INDICADORES ÁCIDOS-BASES

Monografias: TITULAÇÃO E INDICADORES ÁCIDOS-BASES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Uma das técnicas de laboratório mais comuns na determinação da concentração de um soluto é a titulação. Ela inclui um grupo de métodos analíticos baseados na determinação da quantidade de um reagente de concentração conhecida que é requerida para reagir completamente com o analito (componente de uma amostra a ser determinado). O reagente pode ser uma substância química ou corrente elétrica de grandeza conhecida.

As titulações normalmente são titulações ácido-base, nas quais um ácido reage com uma base. As titulações são muito usadas no controle da pureza da água, na determinação da composição do sangue e no controle de qualidade das indústrias de alimento.

TITULAÇÃO VOLUMÉTRICA

Em uma titulação, o volume de uma das soluções é conhecido e mede-se o volume da outra solução necessário para a reação completa. A solução a ser analisada é chamada de analito. Um volume conhecido de analito é transferido para um erlenmeyer, em geral com uma pipeta. Então, uma solução de concentração conhecida de reagente é vertida no frasco por uma bureta até que todo o analito tenha reagido. A solução contida na bureta é chamada de titulante, e a diferença das leituras dos volumes inicial e final na bureta dá o volume de titulante utilizado. A determinação da concentração ou da quantidade de substância pela medida do volume é chamada de análise volumétrica.

São usados como materiais de referencia em métodos titulométricos volumétricos compostos químicos. Esses são altamente purificados e possuem propriedades essenciais para a precisão dos métodos e são chamados de padrões primários.

Um padrão primário utilizado para análise titulométricas deve apresentar os seguintes requisitos:

• Alta pureza;

• Estabilidade à atmosfera;

• Ausência de água de hidratação, para que a composição do sólido não se altere com as variações de umidade;

• Custo baixo;

• Solubilidade razoável no meio da titulação;

• Massa molar razoavelmente grande, para que o erro relativo associado com a pesagem do padrão seja minimizado;

Entretanto, existem poucos compostos que atendem ou mesmo se aproximam desses critérios, e apenas um número limitado de substâncias padrão primário está disponível comercialmente. Assim, às vezes é feita a adoção de compostos menos puros para substituição de compostos de padrão primário.

Esses compostos menos puros adotados, são os chamados padrões secundários e sua pureza pode ser estabelecida por análises químicas cuidadosas.

Tanto o padrão primário quanto o secundário, serão utilizados com a finalidade de se adquirir soluções padrões, que servem de base para a titulometria.

TITULAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO

A titulação de neutralização trata do equilíbrio ácido-base, nelas o analito é uma solução de uma base e o titulante, a solução de um ácido e vice-versa. Um indicador ácido-base, que é um corante solúvel em água, ajuda a detectar o ponto estequiométrico, isto é, a situação em que o volume de titulante adicionado é exatamente igual ao requerido pela relação estequiométrica entre titulante e analito.

Os indicadores ácido-base variam de cor conforme a concentração hidrogeniônica (pH). Normalmente é um ácido orgânico fraco ou uma base fraca em uma solução muito diluída. O indicador, ácido ou base, não dissociado, apresenta uma cor diferente do produto dissociado. No caso de um indicador ácido, a dissociação ocorre de acordo com o equilíbrio da reação que dissocia esse ácido. A cor coloração do ânion indicador é diferente daquela do ácido indicador. Se a solução for ácida, o equilíbrio da equação será desviado para a esquerda, tornando visível a cor do ácido indicador não dissociado. Se, no entanto, a solução tornar se alcalina, o equilíbrio irá se deslocar para a solução do íon indicador, mudando a coloração da solução.

Na titulação de ácido clorídrico que contém gotas do indicador fenolftaleína, por exemplo, a solução é inicialmente incolor. Após o ponto estequiométrico , quando ocorre excesso de base, a solução do frasco fica básica e o indicador passa a cor de rosa. A alteração na cor do indicador ocorre de forma repentina, ficando fácil detectar o ponto estequiométrico.

A escolha do indicador é um importante fator a ser considerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com