TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação e Características dos Grupos Analíticos

Relatório de pesquisa: Classificação e Características dos Grupos Analíticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A galvanização nada mais é do que o processo empregado no revestimento de peças metálicas com outros tipos de metais, com o objetivo principal de alteração de cor, brilho e textura. Mesmo sendo eficaz, esse método gera muitos resíduos, que prejudicam o meio ambiente, que quase torna-se difícil à localização de aterros classe I (que são considerados muito perigosos) para o descarte.

Devido ao grande custo para o descarte de metais pesados, algumas empresas chegam a fazer o descarte em efluentes, e redes improprias. Alguns estudos nos mostram o perigo dessa ação. Foram feitas algumas análises de tais efluentes, trazendo alguns resultados preocupantes: Em todas as empresas foram encontrados resíduos de Ferro e zinco, e em algumas o Cromo era predominante, o que é mais preocupante, pois este metal é um dos mais tóxicos, ainda mais na presença do cádmio, níquel e outros compostos, o que agrava a situação.

Por esses motivos, os resíduos de galvanoplastias são considerados como os resíduos mais perigosos, por isso são classificados como classe I, por serem fáceis contaminantes. Essa contaminação às vezes pode ser indireta, como no caso do cromo, a sua contaminação se dá por alguma falha na peça a ser galvanizada, desta forma o material passa por um retrabalho. O retrabalho consiste em refazer o trabalho de galvanização, o que pode gerar algum acumulo de resíduos, que acaba contaminando assim os efluentes. Para resolução deste problema, a empresa deveria tomar medidas para tratamento do mesmo.

E mesmo com todo esse perigo, é possível reverter a situação, é possível reduzir a quase zero a taxa de contaminantes e contaminação dos efluentes, apenas com o tratamento na própria linha de produção. E apenas com esse cuidado já é possível notar que a água e o solo já ficam próprios para tratamento. Ou seja, com o tratamento adequado, e o descarte dos metais como o Ferro, zinco, Cádmio, cromo e outros, que são os metais pesados encontrados nas galvânicas, o potencial de contaminação irá cair drasticamente.

Segundo o artigo apresentado acima, alguns metais pesados estão presentes em nosso meio, e possuem formulas catiônicas especificas. Segue abaixo metais existentes e sua representação.

METAL FORMULA FORMA CATIONICA

Ferro Fe Fe 2+/ Fe 3+

Zinco Zn Zn2+

Níquel Ni Ni3+

Cádmio Cd Cd2+

Alumínio Al Al3+

Manganês Mn Mn2+

Cobre Cu Cu+

Cromo Cr Cr2+/ Cr3+

Prata Ag Ag+

Bário Ba Ba2+

Mercúrio Hg Hg2+

Classificação e Características dos Grupos Analíticos.

Para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes. Esses reagentes, específicos para cada grupo, são comumente chamados de reagentes de grupo.

Os reagentes usados para análise sistemática dos cátions mais comuns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com