TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condutividade eletrica

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 4

Condutividade Elétrica 

Condutividade elétrica é a capacidade que uma substancia tem de conduzir fluxos de carga entre íons, ou seja, indica da facilidade com a qual um material é capaz de conduzir uma corrente elétrica. Podendo ser esta, muito condutiva, pouco condutiva ou não condutiva, dependendo do tipo de soluto, do solvente, da concentração utilizada e também da posição em que os eletrodos se encontram.
Os matérias sólidos possuem grande faixa de condutividade, principalmente os metais. Esse tipo de substancia possui elétrons livres, que se locomovem através da rede de átomos. Por estarem livres, podem se mover melhor e isso caracteriza a boa condutibilidade. A condutividade é medida através de um condutivímetro. Sua umidade pelo sistema internacional de unidades é Siemens por metro.

Condutividade elétrica em soluções aquosas
Algumas substancias quando dissolvidas em água formam soluções que conduzem corrente elétrica, essas soluções são classificadas como condutores de segunda classe. Em 1887, o químico sueco Svante August Arrhenius denominou eletrólitro todas as substancias capazes de conduzir corrente elétrica em solução aquosa e não- eletrólitro as substancias que não são capazes de conduzir a corrente elétrica em solução aquosa.
Para classificarmos o grau de condutibilidade elétrica de um eletrólitro devemos levar em consideração a concentração, o grau de ionização, e a natureza do solvente.

 Solução iônica ou eletrolítica: esse tipo de solução conduz eletricidade, em razão da presença de íons (átomos ou grupos de átomos de elementos químicos com carga elétrica). Esses íons com carga negativa (ânion) e positiva (cátions) fecham o circuito elétrico conduzindo a corrente. : são aquelas que apresentam íons dissolvidos. Por exemplo, ao diluirmos 1g de sal de cozinha (NaCl) em água, teremos uma solução que apresenta os íons Na+ e Cl- dissolvidos.

A solução iônica ou eletrolítica pode ser obtida de duas formas:

 Dissociação e Ionização 
Dissociação acontece quando uma substancia que faz ligação iônica é dissolvida em água. Por esta ser muito frágil, há separação de íons. Normalmente acontece com os sais e as bases. 

Ionização é a formação de íons na reação de uma substância molecular com a água, quando esta substância molecular nela se dissolve. Por exemplo, se diluirmos ácido clorídrico (HCl), que é um composto formado por moléculas, em água; ocorrerá a quebra dessas moléculas pela água, originando íons. 

O processo de ionização só ocorre quando as substancias estão em solução, não acontece quando elas estão fundidas. Diferente da dissociação, que pode ocorrer tanto quanto os compostos iônicos estão em solução quanto fundidos.

Solução Molecular ou não eletrolítica: Não contém íons e, portanto, não é condutora elétrica. Por exemplo: Por exemplo, ao repetirmos o procedimento anterior (solução ionica), mas desta vez utilizando o açúcar (C12H22O11) ao invés do sal, não há separação do soluto, portanto, trata-se de uma solução constituída por moléculas dissolvidas, molecular.

Reações químicas

As reações inorgânicas são transformações da matéria onde ocorrem mudanças na composição química, resultando em um ou mais produtos. Basicamente, pode-se classificar as reações inorgânicas em quatro grupos: síntese, análise, deslocamento e dupla-troca.

Metais com a água 
Metais alcalino e alcalino-terrosos (Ca, Ba, Sr, Ra) fazem reação branda com a água à temperatura ambiente. 

Ex: 2 Na (s) + 2 HOH (l) → 2 NaOH (aq) + H2 (g) 
(Os produtos da reação do metal alcalino Sódio (Na) com água são: hidróxido de sódio (NaOH) e gás hidrogênio (H
2)).

Síntese: Reações de síntese também são conhecidas como adição ou composição. Reação onde duas substâncias originam um único composto.  

Ex: 2 Mg +O→ 2 MgO (magnésio (Mg) e oxigênio (O), deu origem a apenas um produto: MgO - óxido de magnésio). 

Análise: Reações de análise também são conhecidas como decomposição ou subtração reação onde uma única substância composta origina dois ou mais produtos.

Ex:  2 H2O→ 2 H2 + O2 (É possível obter hidrogênio e oxigênio através da decomposição da água)

Deslocamento: Também chamada de reação de simples troca ou substituição, onde uma substância simples reage com uma substância composta originando uma substância simples e uma substância composta. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (235.6 Kb)   docx (279.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com