TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de condutividade elétrica

Por:   •  14/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ENGENHARIA CIVIL / PRODUÇÃO

EXPERIÊNCIA Nº 4

CONDUTIVIDADE ELÉTRICA

Nomes do alunos: ELIZABETH FARIAS FERREIRA

LUAN LINIKER MELO DE ATAYDE

MAYARA DO NASCIMENTO SILVA

NELSON RAMOS DE ATAYDE JUNIOR

PAULICÉIA GOMES DA SILVA

Professor(a): ROGÉRIO SOARES

Rio de Janeiro

2016

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        

2. OBJETIVO        5

3. MATERIAL E MÉTODO        

    3.1 Material        

3.2 Reagentes        

3.3 Método        

4. RESULTADOS        

5. CONCLUSÃO        

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1. INTRODUÇÃO

Condutividade elétrica é a capacidade de um material ou uma solução de conduzir a corrente elétrica. 

A corrente elétrica pode ser entendida como o movimento ordenado de partículas eletricamente carregadas que circulam por um condutor, quando há uma diferença de potencial entre as extremidades desse condutor, ou seja, uma tensão elétrica, esta pode ser entendida como uma "força" responsável pela movimentação de elétrons. (EDINAMARQUIMICA)

Soluções que contém compostos iônicos conduzem eletricidade, que são compostos formados por íons de cargas opostas que resultam em uma substância eletricamente neutra, são condutoras elétricas, sendo estes compostos dissolvidos em água ou puros no estado líquido. A existência de íons em meio ao processo possibilita que os mesmos tenham liberdade para se movimentar e serem atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico. ( MUNDOEDUCACAO)

Os elétrons e a corrente elétrica não são visíveis a olho nu, mas podemos comprovar sua existência conectando, por exemplo, uma lâmpada a um terminal de geração de corrente elétrica, caso exista uma diferença de potencial com circulação de uma corrente elétrica, a lâmpada irá acender. ( DIAADIAEDUCACAO)

DISSOCIAÇÃO

 

Segundo a teoria da dissociação eletrolítica de Arrhenius quando uma substância dissolve-se em água, vai-se dividindo em partículas cada vez menores. Em alguns casos, essa divisão para nas moléculas e a solução não conduz a corrente elétrica. Em outros casos, a divisão vai além de moléculas; estas dividem-se em partículas ainda menores, com carga elétrica, denominadas íons. Nestes casos, a solução conduz a corrente elétrica. (FISICA.NET)

Segundo Arrhenius, os íons positivos, cátions, íons negativos e os ânions são oriundos de determinadas substâncias dissolvidas em água. Duas soluções aquosas: uma de sal de cozinha (NaCl) e outra de soda cáustica (NaOH) foram utilizadas para experimentar a condutividade elétrica. O fenômeno da dissociação iônica foi comprovado por Arrhenius, quando verificou em ambos os casos a passagem de corrente elétrica associando-a a existência de íons livres nas soluções. (MUNDOEDUCACAO)

 

IONIZAÇÃO

 

 É a formação de íons na reação de uma substância molecular com a água, quando esta substância molecular nela se dissolve. (FISICA.NET)

ELETRÓLITOS

Um soluto pode existir como íon ou como molécula. Podemos identificar a natureza do soluto descobrindo se a solução conduz uma corrente elétrica. Como a corrente elétrica é um fluxo de cargas, somente soluções que contêm íons conduzem eletricidade. Uma substância que se dissolve para dar uma solução que conduz eletricidade é chamada de eletrólito.

As soluções eletrolíticas, incluem as soluções de compostos iônicos, como o cloreto de sódio e o nitrato de potássio, em água. Os ácidos também são eletrólitos, embora sejam compostos moleculares, formam íons ao se dissolver. (AJUDAQUIMICA)

ELETRÓLITOS FORTES

É uma substância que forma uma solução na qual o soluto está presente quase totalmente como íons. (AJUDAQUIMICA)

ELETRÓLITOS FRACOS

Forma uma solução na qual o soluto se ioniza incompletamente em solução. (AJUDAQUIMICA)

  1. OBJETIVO

Testar a condutividade elétrica de algumas soluções; Classificar em eletrolíticas e não eletrolíticas.( PRINCÍPIOS DE QUÍMICA)

3.1 Material

  • Becker;
  • Espátula;
  • Circuito com Lâmpada.

  1. Reagentes
  • Álcool Etílico;
  • Ácido clorídrico - HCl;
  • Ácido acético;
  • Glicerina PA;
  • Solução de hidróxido de sódio;
  • Hidróxido de Amônia;
  • Solução de Cloreto de sódio;
  • Cloreto de Amônia;
  • Cloreto de Manganês.

3.3 Método

Para realizar a primeira parte do experimento utilizamos os seguintes reagentes:

Reagentes em estado líquido:  Álcool etílico, Ácido Clorídrico (HCl) 0,1M, Ácido acético 0,1M, Glicerina PA, Hidróxido de Sódio 0,1M, Amônia(NH4OH).

Reagentes em estado sólido: Cloreto de Sódio (NaCl), Cloreto de Amônio e Cloreto de Manganês.

Começamos o experimento pelos reagentes líquidos. Para realizar o teste de condutibilidade utilizou-se um fio condutor feito de cobre, com uma tomada em uma das pontas, uma lâmpada conectada através de um bocal na fiação e na outra ponta os eletrodos aparentes.

Uma amostra de Álcool Etílico foi colocada em um cadinho de porcelana.  A tomada foi ligada na energia e os eletrodos mergulhados no reagente afastados um do outro, para que não houvesse risco de explosão. Percebeu-se que, utilizando o álcool etílico a lâmpada não acendia. Retirou-se os eletrodos do reagente, a tomada foi retirada da energia e, em um béquer, com o auxílio de um pissete lavamos os eletrodos com água destilada para retirar o resíduo do reagente, a fim de não contaminar o próximo reagente a ser testado. Repetimos o processo com os outros reagentes líquidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com