TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Condutividade elétrica

Por:   •  27/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 9

TÍTULO- Condutividade elétrica

OBJETIVO

Os experimentos aqui descritos têm como objetivo estudar os comportamentos de diferentes compostos com relação à condutividade elétrica, analisar a relação da concentração da solução com a carga que atravessa a mesma, além de entender o que ocorre quando há uma mistura de um íon com moléculas e explorar conceitos de titulação. Por fim, relacionar todos esses fenômenos com a mobilidade dos íons.

MATERIAIS:

- Béquer de 400 ml

-2 Vidros Relógio

-Espátula de Metal

- Reator

-Lâmpada

REAGENTES

-Água

-Álcool

-Sal

-Açúcar

- Laranja

-Limão

- Solução de cloreto de cálcio

-Solução de ácido clorídrico

- Solução de ácido sulfúrico

-Solução de ácido nítrico

-Amônia

PROCEDIMENTO

Inicialmente adicionamos a substância no béquer, logo após utilizamos o reator para estudar a condutividade elétrica, ligou-se o circuito elétrico a tomada, com atenção aos fios desencapados. Mergulharam-se as pontas dos fios (sem encostar uma na outra), dentro do béquer contendo o reagente. Uma vez introduzindo as pontas do eletrodo para verificar uma possível luz na lâmpada conectada ao aparelho. A primeira substância colocada foi água (H2O) e álcool, depois H2O puro,sal em solução,sal sólido,açúcar em solução,açúcar sólido,laranja,limão,cloreto de cálcio em solução,ácido clorídrico em solução ,ácido sulfúrico em solução,ácido nítrico em água e por último amônia. Caso a lâmpada fosse acesa podíamos dizer que a solução é eletrolítica, porém cada solução varia seu grau de condutibilidade acendendo a lâmpada com forças diferentes.

OBSERVAÇÕES

Substâncias

Conduz ou não conduz corrente elétrica?

Porque não conduz ou conduz corrente elétrica?

AGUA + ÁLCOOL

Não conduz

Esse composto é igualmente, ao composto água+sacarose, não eletrolítico, pois não libera íons na solução e assim não influência na condutividade do solvente (nesse caso a água).

SAL EM SOLUÇÃO

Conduz

ÁGUA E SAL: O sal de cozinha é representado pela substância cloreto de sódio – NaCl – que é um composto iônico constituído pelos íons Na+ e Cl ,organizados através de um retículo cristalino. Quando o retículo cristalino de cloreto de sódio entra em contato com a água, ocorre uma separação dos íons, fenômeno denominado de dissociação iônica.

Os íons livres obtidos após a dissociação são os responsáveis pela condutividade elétrica.

AÇÚCAR EM SOLUÇÃO

Não conduz

Água + açúcar (sacarose).
• Eletrólitos são substâncias dissolvidas em água, que não conduzem eletricidade. A molécula de sacarose não possui íons e também não originou íons em presença de água, o que explica o fato da não condutibilidade elétrica. Quando as moléculas de sacarose foram colocadas em presença de água, ocorreu apenas uma separação das moléculas, fenômeno denominado de dissociação molecular.

SAL SÓLIDO

Não conduz

Quando estão em forma de cristais, sólidos, eles não podem conduzir não. 
Isso acontece porque os sais são substâncias iônicas, formados por íons. Quando em forma de cristais, os íons estão todos juntos, unidos. Quando em solução aquosa, estes íons se dissociam, formando cátions, que são átomos que perdem elétrons, e ânions, que são átomos que ganham elétrons. É este "trânsito" de elétrons que faz com que a corrente elétrica passe, pois, afinal, corrente elétrica nada mais é do que o movimento contínuo de elétrons.

ÁGUA PURA

Não conduz

Água: por ser um eletrólito fraco, ou seja, por conter baixíssima condutividade, esta não tem íons suficientes para conduzir eletricidade, assim a lâmpada não pode ser acesa.

AÇÚCAR SÓLIDO

Não conduz

Dissociação molecular é a separação de substâncias moleculares, sem formação de íons, originando uma solução não eletrolítica, ou seja, que não conduz eletricidade. A molécula de sacarose não possui íons e também não originou íons em presença de água, o que explica o fato da não condutibilidade elétrica.  

LARANJA

Não conduz

 

LIMÃO

Conduz com menos intensidade

O limão possui 6% de ácido cítrico, ou seja, é considerado que tem mais teor de ácido, em comparação com outras frutas.

CLORETO DE CÁLCIO EM SOLUÇÃO

Conduz com alta intensidade

Cloreto de Cálcio com Água: como todo composto iônico misturado a água, o cloreto de cálcio sofre dissociação eletrônica, ou seja, os íons que estavam presos em retículos cristalinos são libertos, e assim podem conduzir eletricidade.

ÁCIDO CLORÍDICO EM SOLUÇÃO

Conduz

Ácido Clorídrico (HCL): por não ser puro e estar dissolvido em água, este sofre ionização, assim conduz eletricidade.

ÁCIDO SULFÚRICO EM SOLUÇÃO

Conduz com alta intensidade

Ácido Sulfúrico (H2SO4): por não se encontrar puro, ou seja, por está em meio aquoso, este sofre ionização, logo há condutividade.  

ÁCIDO NÍTRICO EM SOLUÇÃO

Conduz com alta intensidade

AMÕNIA

Conduz com menos intensidade

Amônia (NH4OH): em seu estado puro, é um gás (NH3), portanto este só existe em solução aquosa, onde ocorre a ionização do gás, porém ocorre em baixa escala assim o hidróxido de amônio é tratado como base fraca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (336.8 Kb)   docx (209.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com