TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE E TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA

Por:   •  15/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 4

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE E TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA

OBJETIVOS

 Determinar a densidade e o teor de álcool na gasolina.

INTRODUÇÃO

A gasolina é uma mistura complexa de hidrocarbonetos voláteis. Obtida do refino do petróleo, cuja faixa de destilação varia de 30 a 220º C sob pressão atmosférica. A gasolina adulterada é caracterizada pela adição, acima das especificações permitidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), de álcool anidro e/ou solventes como o tolueno, metanol, benzeno etc. De um modo geral, a gasolina adulterada provoca no veículo danos ao motor e o aumento do consumo de combustível; afeta o meio ambiente com o aumento da emissão de compostos como NOx e SOx, causadores da chuva ácida, e CO, altamente asfixiante; causa prejuízo na arrecadação de impostos pela União e configura a concorrência desleal entre os distribuidores.

(SANVIDO E RUBEGA, 1999)

No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool. O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Com isso aplica-se o dito "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares. Partindo deste principio foi possível desenvolver um método que de maneira rápida é possível detectar o teor de álcool presente na gasolina.

(CRUZ, 1992)

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

- Proveta de 100 mL;

- Bastão de vidro;

- Béquer de 250 mL;

- Balança semi-analítica.

Amostra: 50 mL Gasolina comum;

PROCEDIMENTO

Pesou-se a proveta de 100 mL vazia. Anotou-se o valor. Colocou-se 50 mL da gasolina na proveta e pesou-se novamente. Completou-se o volume com água da torneira, misturou-se bem com o bastão de vidro, esperaram-se alguns minutos e fez-se a leitura do álcool e calculou-se o teor.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nesse experimento notou-se que ao misturar a gasolina e a água houve um aumento no volume da água pois a mesma esta misturada com o álcool contido na gasolina. Pois substâncias de aspectos iguais tende a ficarem homogêneas, já que partes aquosas e oleosas não se misturam fica em duas fases.

Determinando-se a densidade da gasolina obteve-se:

Massa da proveta vazia = 74,00g

Massa da proveta + 50 mL de gasolina = 110,35g

Calculo:

110,35 – 74,00 = 36,35g

Densidade d=m/v -> d=36,35/50 -> d= 727g/L

Segundo as especificações da ANP a gasolina está dentro dos parâmetros:

Especificações Determinadas por Lei

1-Gasolina Comum e Aditivada:

Densidade Mínima a 20/4ºC = 0,7200g/L

Densidade Máxima a 20/4ºC = 0,7600g/L

Porcentagem de Álcool Anidro = Mínima 24% - Máxima 26%.

Como a densidade dos líquidos varia com a temperatura, é importante que esta propriedade seja fixada. Geralmente no Brasil assume-se como referência a temperatura de20°C.

(Fttota,,2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com