TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO ÁCIDO ACETICO

Por:   •  12/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.056 Palavras (13 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

                PAULA SOUZA

ETEC IRMÃ AGOSTINA

        TÉCNICO EM QUÍMICA        

VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE

Determinação de ácido acético em uma amostra de vinagre

MILLENA SILVA DO VAL

MILTON DO ROSARIO MARCILIO FILHO

PAULO GARCIA CARRISQUE

RAFAEL ZIVOLO

SÃO PAULO

2017


MILLENA SILVA DO VAL

MILTON DO ROSARIO MARCILIO FILHO

PAULO GARCIA CARRISQUE

RAFAEL ZIVOLO

VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE

Determinação de ácido acético em uma amostra de vinagre

Relatório final dos experimentos relacionados a volumetria de Ácido - Base, realizados no dia 01.08.2017 nos laboratórios da ETEC Irmã Agostina.

          Profª. Me. Klauss Engelmann

SÃO PAULO

2017


RESUMO

O ácido acético é um ácido considerado fraco por possui uma ka de 1,8x10-5, o mesmo é usado largamente na indústria de alimentos em produtos como vinagre, sendo encontrado em uma porcentagem de 4,0% a 4,5%. No rotulo do produto, o valor de parâmetro fornecido pelo fabricante do vinagre é de 4 % de ácido acético em 750 ml. Por este motivo para determinação do mesmo e confirmação do dados fornecido pelo fabricando é utilizado a técnica de titulação ácido-base com uma solução padronizada de Hidróxido de sódio, base forte a 0,1 mol.L-1, utilizando fenolftaleína como indicador, tendo como objetivo determinar o teor de Ácido Acético presente em uma amostra de vinagre comercial. O principal objetivo da padronização Hidróxido de sódio foi usá-lo como padrão secundário para determinação do ácido acético em uma amostra comercial de vinagre. De acordo com os resultados obtidos e a comparação com a literatura concluiu-se que o vinagre comercial submetido à titulação contém uma concentração de ácido Acético dentro das especificações de qualidade, pois o teor obtido está entre 4 a 4,5%, corroborando com o padrão estabelecido pela legislação brasileira que estabelece 4 % como teor mínimo de ácido acético em vinagre comercial. A metodologia utilizada para será uma revisão da literatura acadêmica, utilizando base de dados em páginas eletrônicas, empregando palavras chaves como, vinagre, ácido acético e Hidróxido de sódio, abordando assuntos importantes como funções, metodologia, bem como a legislação que envolve a produção de vinagre e a concentração permitida de ácido acético no mesmo.

Palavras chaves: vinagre, ácido acético, Hidróxido de sódio.

ABSTRACT

Acetic acid is a weak acid, in which it is used in the food industry in the form of vinegar, being found in a percentage of 4 to 4.5 in it. In this practice, in the vial of vinegar, the reference value provided by the manufacturer of the product is 4%. For this reason, acid-base titration with a standard solution of sodium hydroxide, strong base at 0.1 mol.L-1, using phenolphthalein as indicator, is used to determine the content of acetic acid present in a sample of commercial vinegar. The main objective of the standardization of sodium hydroxide was to use it as a secondary standard for the determination of acetic acid in a commercial sample of vinegar. According to the results obtained and the comparison with the literature it was concluded that the commercial vinegar submitted to titration contains a concentration of Acetic Acid within the quality specifications, since the obtained content is between 4 to 4.5%, corroborating with the standard established by Brazilian legislation that establishes 4% as minimum content of acetic acid in commercial vinegar. The methodology used will be a review of the academic literature, using databases on electronic pages, using key words such as, vinegar, acetic acid and sodium hydroxide, addressing important subjects such as functions, methodology, as well as legislation involving the production of vinegar and the permitted concentration of acetic acid therein.

Keywords: vinegar, acetic acid, sodium hydroxide.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

1.1.Vinagre Comercial        6

2. OBJETIVOS        7

3. MATERIAS E MÉTODOS        8

3.1. Padronização é preparo do NaOH 0,1 mol.L-1        8

3.1.2. Preparo da solução hidróxido de sódio a 0,1 mol/L............................8

3.1.3. Padronização da solução hidróxido de sódio a 0,1 mol.L-1.................9

3.2. Determinação do ácido acético em uma amostra de vinagre        10

3.1.2. Procedimento para Determinação do ácido acético em uma amostra de vinagre.........................................................................................................10

4. DISCUSSÕES E RESULTADOS        11

4.1. Resultados        11

4.1.2. Determinação do ácido acético em uma amostra de vinagre:..........12

4.2. Discussões        14

5. CONCLUSÃO        15

6. BIBLIOGRAFIA        16

        

        


  1. INTRODUÇÃO

O termo análise de titulação refere-se à análise química quantitativa no qual e determinada o volume de uma solução, no qual precisa-se conhecer a concentração que é necessária para reagir quantitativamente com um volume de uma solução de concentração a ser descoberta (VOGEL, 1989). A análise ácido-base de uma solução na qual se deseja saber sua concentração é geralmente feita por um procedimento conhecido como volumetria de neutralização. Um processo onde uma solução de um ácido de concentração desconhecida, é titulado com uma solução alcalina posteriormente padronizada, de concentração conhecida após a padronização, e titulada até que se atinja o ponto de equivalência, que é o ponto onde números iguais de equivalentes de ácido e base neutralizam-se por completo (KLOCK, 2013).[a]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (235.9 Kb)   docx (169.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com