TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Densidade de Sólidos e Espectroscopia

Por:   •  14/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

  1. Espectroscopia de emissão de chama

     O teste de chama, muito conhecido na área da física e da química, é utilizado no controle e pesquisa de medicamentos, trata-se de uma técnica bastante simples de espectroscopia que visa à análise qualitativa de cátions presentes nas amostras levadas ao contato com a chama. Consiste em se inserir uma amostra de determinado cátion metálico, geralmente em estado sólido, à base da chama, com auxílio de um fio (denominado alça de platina), observando-se assim a mudança de coloração apresentada pela chama, que será devido à influência da temperatura na estrutura atômica da amostra catiônica. O método se baseia no espectro de emissão característico que cada elemento emite ao receber energia. Neste ensaio, ocorrem as interações atômicas através dos níveis e subníveis de energia quantizada. Quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor. (INFO ESCOLA).

  1. Densidade de sólidos e líquidos

 

     Uma das propriedades que caracteriza uma substância é a sua densidade. A densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou, simplesmente, massa por unidade de volume. A densidade de um objeto é calculada pela divisão da massa do objeto por seu volume. Ela expressa a quantidade de matéria presente em uma dada unidade de volume. Quando dizemos que o chumbo tem maior densidade do que o alumínio, isto significa que num dado volume de chumbo há mais matéria que no mesmo volume de alumínio. (Algumas vezes ouvimos dizer que o chumbo é mais pesado que o alumínio; esta afirmação é imprecisa. "Pesar mais" é interpretado por "ter maior massa que"). O principal inconveniente da frase é a ausência da especificação do volume. Um metro cúbico de alumínio tem maior massa do que um centímetro cúbico de chumbo. As densidades de sólidos e líquidos são comumente expressas em gramas por centímetro cúbico, g/cm3, unidades derivadas SI. Os gases são muito menos densos do que os outros estados da matéria, por isso a unidade SI gramas por decímetro cúbico, g/dm3, é a mais conveniente. (RUSSEL, 2004)

  1. OBJETIVOS
  1.  Espectroscopia de emissão de chama

- Identificar os cátions de elementos químicos por meio do teste de chama.

  1.  Densidade de sólidos e líquidos

- Determinar a densidade de amostras sólidas e líquidas.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1 Espectroscopia de emissão de chama

     Este experimento foi apenas demonstrativo. Ligou-se o bico de Bunsen e aqueceu-se a extremidade de um fio de platina na chama azul do bico. Após o fio de platina esfriar, molhou-se o fio com uma solução (1% de água e 1% de cálcio) para assim conseguir prender (grudar) o pó do nitrato no fio. Em seguida, aqueceu-se a extremidade do fio no bico de Bunsen e observou-se a coloração da chama obtida. Depois, limpou-se o fio aquecendo-o na chama até que a coloração voltasse a sua cor original. Foram utilizados nitrato de bário, de cálcio, de estrôncio e de sódio para a realização do teste de chama.

3.2 Densidade de sólidos e líquidos

- Sólidos:

Foram realizadas as pesagens de quatro tampas metálicas e cinco pregos, uma amostra separada da outra, em uma balança e anotaram-se as massas. Em seguida, com o auxílio de uma pisseta, foi adicionada água destilada em duas provetas até aproximadamente a metade de suas capacidades totais. Anotaram-se os volumes de ambas. Em cada uma das provetas contendo água destilada foram introduzidas as amostras e anotaram-se os novos volumes.

Foram medidas as diferenças entre os volumes iniciais e os volumes finais, e estas medidas forneceram os volumes das amostras. Logo depois, foram calculadas as densidade dessas amostras.

- Líquidos:

Foram pesados três picnômetros vazios e anotaram-se suas massas. Em seguida, os picnômetros foram completados cada um com uma amostra, sendo estas: água destilada, álcool 70% e cloreto de sódio 10%. Novamente pesaram-se os picnômetros e anotaram-se suas massas. Foram medidas as temperaturas de cada uma das amostras analisadas e anotaram-se tais temperaturas. Logo após, foram calculadas as densidades das amostras.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1 Espectroscopia de emissão de chama

     No teste de chama, foram obtidas as seguintes cores, conforme o material utilizado:

MATERIAL (NITRATO)

COR

COR LITERATURA

Bário

Verde

Verde

Cálcio

Vermelho tijolo (alaranjado)

Laranja

Estrôncio

Vermelho carmim (vermelho forte)

Vermelho

Sódio

Laranja

Amarelo

     O teste de chama possibilita que a partir das cores obtidas no experimento seja possível identificar a presença de certos elementos através das características que eles emitem quando aquecidos em chama. As variações entre as cores obtidas e as cores da literatura do teste de chama podem ser devido a alguns fatores, como a contaminação dos nitratos e outros.

4.2 Densidade de sólidos e líquidos

No experimento de densidade de sólidos foram obtidos os seguintes dados:

Amostra

Tampas metálicas

Pregos

Massa (g)

8,7408 g

7,2551 g

Volume inicial (mL)

50 mL

50 mL

Volume final (mL)

52 mL

51 mL

Densidade (g mL־¹)

4,3704 g mL־¹

7,2551 g mL־¹

     Os volumes das amostras foram encontrados a partir de um simples cálculo:

Volume inicial – Volume final

     E as densidades foram encontradas a partir deste cálculo:

D= m / V, em que, para se encontrar a densidade basta dividir a massa da amostra pelo volume da amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com