TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depósitos minerais e ocorrencias geológicas

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.395 Palavras (18 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 18

2. Depósitos minerais e ocorrências geológicas

Minerais de Silício:

Apesar dos compostos de Silício ser abundantes na natureza, somente o silício não é encontrado livre na natureza. Sendo seus compostos encontrados principalmente em forma de Silicatos e óxido de Silício (Sílica).

I-Propriedades: A formação da Sílica gelatinosa é feita a partir de silicatos fundidos sobre o carvão com carbonato de sódio, depois de serem fervidos com ácido clorídrico. A sílica é insolúvel na Perola de Fósforo.

II - Uso: Em joalherias: O Pala, o Zircon, a “Pedra da Lua”, o Topázio, a Turmalina, a Ametita, a Granada.

A Granada serve como desgastador, em polimento, os feldspatos são empregados na fabricação de porcelana, e o caolin em cerâmica, a mica na produção de materiais elétricos, o talco na manufatura do papel, o abesto na fabricação de materiais incombustíveis.

III- Minerais de Silício: Os seus minerais podem ser separados de acordo com a estrutura em vários grupos, dos quais são eles os mais importantes:

  1. Família da Olivina
  2. Família dos Piroxênios
  3. Família dos Anfibólios
  4. Família das Micas
  5. Família das Cloritas
  6. Família dos Feldspatos
  7. Família das Feldspatóides
  8. Quartzo e outras formas de Sílica
  9. Família das Granadas
  10. Família dos Epitodos
  11. Esfênio ou Titanita
  12. Topázio
  13. Família dos Silicatos de Aluminio
  14. Estaurolita
  15. Idocrasita
  16. Turmalina
  17. Cordierita
  18. Silicatos de Aluminio Hidratados
  19. Silicatos de Magnésio Hidratados
  20. Família das Zeolitas
  21. Escapolita
  22. Axinita
  23. Volastonita
  24. Glauconita

 Família da Olivina: Constituida por minerais isomorfos de fórmula geral SiO4R2, onde R pode ser Ferro ou Magnésio. A Olivina é o único termo importante.

  1. Olivina: Também chamado de Peridoto ou Crisólita, cristaliza-se no sistema rômbico, em prismas combinados, ás vezes maclados. Geralmente transparente e cor verde-azeitona, seu mineral tem o índice de refração mais elevado. A crisólida é usada como adorno, sendo encontrada principalmente em jazidas secundária, rolada nos cascalhos dos rios.

Família dos Piroxênios: Silicatos de Ferro, Magnésio e Calcio, as vezes com Aluminio, Sódio e Lítio. Fazem parte desta família, por causa das semelhanças em varias propriedades físicas, químicas e estruturais. Cristalizam nos sistemas rômbico, monoclínico e triclínico. Entre os mais importantes do sistema rômbico, temos a enstatita e a hipertenita, para o monoclínico, temos diopsideo, a augita e o espodumenio (mineral de Lítio).

  1. Enstatita: Silicato de magnésio que obtêm cerca de 15% de silicato de ferro, sua aparência é cristalizada em grandes cristais prismáticos ou em lâminas pardo-escuras, as vezes esverdeada. Característico de rochas eruptivas.

  1. Hiperstenita: Silicato de magnésio e ferro, com cerca de 15% de silicato de ferro, a percentagem de silicato de ferro pode chegar a 80%. Sua forma é em grãos incolores ou de cor verde-pálida, bem como em cristais, em preparações micrográficas de rochas ígneas básicas e intermediarias.
  1. Diopsídeo: Metal silicato de cálcio e magnésio cristalizado no sistema monoclínico em cristais prismáticos,ou é granular. Um exemplo de diopsídeo é a dialagita, mais rica em ferro e de cor verde escura.
  1. Augita: Silicato de cálcio, magnésio, ferro e alumínio, sua composição varia e cristaliza no sistema monoclínico, em cristais combinados.

Família dos Anfibólios: São minerais de grande importância, quimicamente semelhante aos piroxênios por serem silicatos de magnésio, ferro, cálcio (as vezes sódio e raramente potássio), com ou sem alumínio. Os Piroxênios são diferenciados dos Anfibólios pelas suas propriedades:

Anfibólios:

  1. Prisma com ângulos de 124°
  2. Prismas comumente isolados
  3. Geralmente pleocróicos
  4. Cristais geralmente terminados por 3 faces.

Piroxênios:

  1. Prismas com ângulo de 87°
  2. Prismas raramente isolados
  3. Raramente pleocróicos
  4. Cristais geralmente terminados por 2 faces.

Os anfibólios, assim como os piroxênios, cristalizam no sistema rômbico, monoclínico e triclínico. No caso dos anfibólios rômbicos se tem como o mais importante a antofilita, para os monoclínicos, pode-se considerar a tremolita, a actinolita e a hornblenda, nos triclínicos nenhum tem importância para a mineralogia.

  1. Antofilita: Silicato de magnésio e ferro,é rômbico, porém apresenta-se geralmente em agulhas finas e sedosas, em agregados fibro-radiados nas rochas metamórficas,sua cor é parda.

  1. Tremolita: Silicato não aluminoso de cálcio e magnésio, pouco ferrífero. Se cristaliza no sistema monoclínico e apresenta-se em agulhas claras. De maneira hidratada forma o abesto, com a forma de longas fibras, quase sempre sedosa. Quando o abesto é branco e flexível, tem o nome de amianto, de grande emprego industrial, pois da para fabricar telas isolantes do calor, empregada nos laboratórios e nas caldeiras.
  1. Actilonita: Contém ferro, e apresenta-se em forma de agulhas verdes. O jade ou nefrita é um mineral esverdeado, compacto, duro e tenaz, formado por fibras extremamente finas, entrelaçadas de actinolita ou tremolita. É empregado como objeto de arte, sendo usado antigamente para a confecção de armas e machados de pedra.
  1. Hornblenda: Silicato de alumínio, cálcio, magnésio e ferro, com sódio. Sua composição varia, e cristaliza-se no sistema monoclínico, apresenta-se em prismas verde-garrafa ou mesmo negros. Mineral característico de algumas famílias de rochas eruptivas, como os sienitos e dioritos.

Família das Micas: Tem característica de clivagem perfeita segundo um plano paralelo á base do prisma, fazendo com que esses minerais sejam separados em lâminas delgadas e elásticas. Geralmente são ortossilicatos de alumínio, magnésio, potássio, sódio ou lítio e mais raramente manganês e cromo. As micas cristalizam-se no sistema monoclínico, embora alguns aparentem sistema rômbico ou hexagonal. Seu brilho é submetálico e cores diversas, que permitem destinguir as suas variedades. São intensamente policróicas e em luz polarizada, possuem colorações muito vivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (292.8 Kb)   docx (110.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com