TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destilação Simples

Por:   •  1/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Relatório de Aula Prática

Destilação simples.

Equipe: Ana Rebeca, Livia, Fabiana Batista, Millena Mara.

Disciplina: operações unitárias II.

Professora: Patricia Buarque

Curso: Téc. Subsequente em Química.

Quixadá-CE, Março de 2018.

INTRODUÇÃO

Destilação é um método ou processo físico de separação de uma mistura de líquidos ou de sólidos dissolvidos em seus componentes. Esse processo é caracterizado pelo fato de o vapor formado possuir uma composição diferente do líquido residual. O vapor é condensado e o produto obtido é conhecido como destilado (Masterton e Slowinski, 1978; Sardella, 1997). Nesse processo, é importante que a substância a ser destilada seja volátil na temperatura utilizada. O primeiro documento impresso e largamente difundido na sociedade sobre a aplicação do processo de destilação deve-se a Brunswig (Dekker, 1993; Beltran, 1996), publicado em 1500, embora existam relatos históricos que os alquimistas alexandrinos e árabes tenham sido os precursores da técnica. Durante muito tempo, esse tem sido um importante método de separação e/ou purificação de compostos químicos em laboratórios e em indústrias, pois se trata de um procedimento simples, eficiente e economicamente viável para muitos processos de separação de misturas (Beltran, 1996). Uma destilação simples envolve evaporação, resfriamento, condensação e coleta do condensado em outro recipiente. A destilação simples é muito útil para separar líquidos com cerca de 100ºC de diferença entre seus pontos de ebulição, ou separar líquidos de compostos que não destilam. Líquidos cuja diferença entre seus pontos de ebulição seja inferior a este valor destilam juntos. O equipamento para a destilação simples é composto por: balão de destilação, cabeça de destilação, adaptador de termômetro, condensador resfriado a água, adaptador de vácuo e balão de coleta. O aquecimento é feito em geral por uma manta de aquecimento, e toda a vidraria deve ser fixada com suportes e garras.  Uma aplicação importante da destilação simples é a separação dos sais dissolvidos em água (dessalinização) em regiões áridas. Trata-se de um método antigo que, muitas vezes, é a forma mais econômica de se obter água potável nesses locais. Toda a aparelhagem convencional necessária para desenvolver uma destilação simples desde a fonte de aquecimento até o frasco coletor custa aproximadamente R$ 175,00 reais (≈US$ 100) (comprando materiais de qualidade e marcas menos sofisticadas, esses valores podem ser alterados conforme o câmbio das moedas). Diante disso, destiladores simples e de baixo custo para aplicações em laboratórios de ensino e salas de aula em instituições de ensino com poucos recursos são relatados na literatura, como o trabalho de Guimarães e cols. (2000), que utilizaram um aparato com materiais alternativos para a extração de óleos essenciais.

OBJETIVOS

Conhecer a técnica de destilação simples, assim como suas aparelhagens e executar a separação da água do sulfato de cobre (III) através da diferença do ponto de ebulição.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

O aparelho de destilação foi montado previamente pela professora, mas foi retirada uma parte do sistema (um dos condensadores) para facilitar o gotejamento da água no balão coletor, percebeu-se que havia a solução de CuSO4 no balão de destilação. Foi informado que no balão onde a solução estava presente tinham pequenas esferas de vidro que servem para evitar uma ebulição tumultuosa durante o aquecimento do líquido dentro do balão de destilação e só depois que se inicia de fato o processo de destilação, proporcionando uma quebra da tensão superficial do líquido, impedindo que o este sofra uma ebulição tumultuosa.

Verificou-se se todas as conexões estavam bem ajustadas, adaptou-se um termômetro analógico (onde o mesmo não estava graduado) na parte superior da junta de vidro (para verificar em qual em temperatura o solvente começo a entrar em ebulição). Em seguida, ligou-se a manta aquecedora para que o destilado (água) chegasse ao seu ponto de ebulição e começasse a gotejar no balão coletor, cronometrou-se o tempo, sendo das 19h00minh até às 19h: 40min. Onde após 12 minutos à temperatura de 91°C houve o primeiro gotejamento. Só após 15 minutos e à temperatura de 94°C começou a ser estabilizar. Por fim, coletou-se o destilado e mediu-se o volume do destilado: 40 ml.

 

RESULTADOS E DISCUSSÕES

REAGENTES

VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS

Sulfato de Cobre (CuSO4)

Manta aquecedora

Água (H2O)

Condensador

Balão de fundo redondo

Termômetro

Balão coletor

Garras

Caixa coletora de água (isopor)

Condensador (Liebig)

Suporte universal

Bomba de aquário Sarlobetter (SB1000, IPX8, 2,0 mca, 400 à 1000 L/h, 13 W)

Esferas de vidro

Mangueira (fina aprox. 4 mm)

Proveta

A partir da amostra utilizada de 50 ml de sulfato de cobre (III) CuSO4, foi observada a destilação da agua dessa solução, onde pode-se detectar um possível erro de temperatura, que será calculado a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (236.7 Kb)   docx (99.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com