TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medição da acidez total do ácido acético em vinagre industrial por volume e neutralização para determinar sua qualidade

Relatório de pesquisa: Medição da acidez total do ácido acético em vinagre industrial por volume e neutralização para determinar sua qualidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  Relatório de pesquisa  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 4

DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE QUÍMICA (TEOR DE ACIDEZ) DO VINAGRE POR VOLUMETRIA E NEUTRALIZAÇÃO (ALCALIMETRIA) – MÉTODO DIRETO

MEDRADES, F.T.1 (Graduando em Engenharia Agronômica - CCA/UEMA)

GOMES, A.A.O.2 (Graduando em Engenharia Agronômica - CCA/UEMA)

FERREIRA, G.B.3 (Graduanda em Engenharia Agronômica - CCA/UEMA)

GARCÊS, I.B.S.4 (Graduando em Engenharia Agronômica - CCA/UEMA)

NOGUEIRA, R.M.S.5 (Graduando em Engenharia Agronômica - CCA/UEMA)

RESUMO

Análises químicas são muito utilizadas em controles de qualidades que são essenciais uma vez que o comércio exige cada vez mais produtos de qualidade. Desses produtos com controle de qualidade, destaca-se a dosagem do Ácido Acético (Vinagre comercial). A determinação do vinagre é realizada por titulação com uma solução de base forte (NaOH), usando fenolftaleína como indicador. Para o consumo o vinagre deve estar em torno de 4% a 7% (m/v) de ácido acético. O objetivo deste trabalho é dosar acidez total de ácido acético em vinagre comercial através da volumetria e neutralização para determinação da qualidade do mesmo. Utilizou-se o vinagre da marca figueira (a base de álcool) para as análises. Calculou-se o volume médio das titulações, da massa de CH3COOH presente na amostra analisada, da massa de vinagre na amostra e do teor (%) de CH3COOH na amostra de vinagre analisada. Comparou-se o vinagre analisado neste trabalho com outros tipos analisados pelo mesmo procedimento, e obteve-se resultados de aprovação e reprovação para o consumo do mesmo de acordo com a faixa do teor de CH3COOH estabelecida pela legislação brasileira.

Palavras-chave: Análise quantitativa; Titulação; Consumo.

INTRODUÇÃO

Vinagre de vinho ou simplesmente vinagre é o produto obtido pela fermentação acética do vinho e é um composto bastante utilizado no preparo de alimentos. Análises químicas são muito utilizadas em controles de qualidades que são essenciais, uma vez que o comércio exige cada vez mais produtos de qualidade. O principal objetivo desse controle de qualidade é garantir que todo prestador de serviços ofereça sempre a mesma boa qualidade dos produtos para seus clientes. Desses produtos com controle de qualidade, destaca-se a dosagem do Ácido Acético (Vinagre comercial).

Uma vez conhecidas as substâncias presentes na amostra, o analista deve determinar quanto de cada componente está presente. Essa determinação pertence ao domínio da analise quantitativa, e uma grande variedade de técnicas está à disposição do analista para esse fim (VOGEL, 1992). A análise volumétrica refere-se a todo procedimento em que se mede o volume de um reagente usado para reagir com um (Harris, 2005).

A determinação do vinagre é realizada por titulação com uma solução de base forte (NaOH), usando fenolftaleína como indicador. O ácido acético, bem como a maioria dos ácidos orgânicos, é um ácido fraco e deve ser determinado por reação com uma base forte com a qual reage rápida e completamente sendo, portanto, compatível com o método volumétrico. A titulação ocorre por meio da solução padronizada de hidróxido de sódio com concentração em torno de 0,1N. A acidez do vinagre comercial corresponde ao teor de ácido acético, que é seu componente mais importante. Durante o processo de acetificação ocorre a oxidação do álcool. Para o consumo o vinagre deve estar em torno de 4% a 7% (m/v) de ácido acético. O objetivo deste experimento é dosar acidez total de ácido acético em vinagre comercial através da volumetria e neutralização para determinação da qualidade do mesmo.

METODOLOGIA

Este trabalho foi realizado na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, na capital São Luís, onde foi utilizado o laboratório de química do Departamento de Química e Biologia – DQB. Utilizou-se o vinagre da marca figueira (a base de álcool) para as análises.

Primeiramente preparou-se a solução da amostra do vinagre, medindo-se com exatidão 2ml da amostra do vinagre em um pipeta e transferiu-se para um balão volumétrico de 250ml. Então foi feito a aferição do balão com água destilada. Em seguida retirou-se uma alíquota de 25 ml da solução, medida em uma proveta e transferido para um erlenmeyer. O preparo da solução foi realizado duas vezes considerando a reprodutibilidade da análise.

Analisou-se a amostra do vinagre através da titulação, onde se aferiu uma bureta com solução de NaOH 0,1N, em seguida adicionou-se três gotas do indicador de fenolftaleína no erlenmeyer, então adicionou-se aos poucos a solução da bureta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com