TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da densidade de substâncias sólidas e líquidas

Por:   •  21/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. OBJETIVO 3

3. MATERIAIS E MÉTODOS 3

3.1 – Materiais 3

3.1.a) Reagentes 3

3.1.b) Vidrarias 4

3.1.c) Acessórios 4

3.2 – Métodos 4

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4

5. CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

1. INTRODUÇÃO

A densidade é a capacidade de um elemento compactar ao máximo suas moléculas preenchendo os espaços vazios, definida como o quociente entre a massa e o volume do corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de compactação de massa em determinado volume de um corpo.

Densidade= (massa (g/kg))/(volume (cm^3/m³))

Ao verificar a densidade de um corpo conseguimos identificar grandezas inversamente proporcionais entre volume e densidade, quanto maior o volume menor a densidade, assim como quanto menor o volume maior a densidade.

2. OBJETIVO

Aula prática teve como objetivo demonstrar aos alunos como funciona a densidade de um corpo em meio líquido, e as diferenças entre misturas puras e homogêneas.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Aula prática foi realizada no dia 16 de agosto de 2017 no laboratório de química no campus Volta Redonda.

3.1 – Materiais

Foram utilizados os seguintes materiais:

3.1.a) Reagentes

H2O Destilada

H2O Mineral 

3.1.b) Vidrarias

Becker 50ml

Proveta de plástico 100ml

Pipeta graduada 15ml

Pera de sucção

Pisseta de plástico 250ml

Balança Analítica

3.1.c) Acessórios

Placas metálicas (Cobre, Chumbo, Alumínio, Ferro, Zinco)

Pinça

3.2 – Métodos

Experimento 1: Com o auxílio da balança analítica, aferir a massa das placas metálicas. Em seguida foi adicionada na proveta 60ml de água destilada com o auxílio da pisseta. Utilizando uma pinça, foi introduzido cuidadosamente uma placa metálica por vez, anotando o deslocamento do líquido. Após a aferição foi retirada a placa metálica e introduzido mais água destilada na proveta para que se mantivesse os 60ml iniciais.

Experimento 2: Aferiu-se a massa do becker na balança. Com o auxílio da pipeta e a pera de sucção foi introduzido no becker 10ml de água destilada e realizada uma nova aferição do becker com água destilada. Em seguida, o processo foi repetido utilizando água mineral no processo.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na experiência 1 observou-se que ao adicionar a placa metálica na proveta, o mesmo deslocamento de água foi identificado em cada uma das 5 placas metálicas.

Isto ocorreu devido as placas terem as mesmas dimensões, mesmo tendo massas diferentes.

Segundo Arquimedes, “Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo”.

Conforme enunciado por Arquimedes e tendo como base os cálculos da tabela abaixo, podemos observar que as placas metálicas são mais densas em comparação a água, que foi o fluído utilizado (Densidade ≅ 1g/cm³), portanto em todas as amostras as placas irão afundar, e em uma escala maior poderíamos perceber que cada placa afundaria em velocidades diferentes por terem diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com