TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de Umidade

Por:   •  10/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]Experimento Nº 07

DETERMINAÇÃO DA UMIDADE

Bruno Elias Sousa André

Tópicos em química experimental.

Professora Rita Matos.

Experimento realizado em 22/05/2015.

Relatório entregue em 29/05/2015.

Suzano – SP

2015

  1. Introdução teórica

Os alimentos têm como principal função fornecer energia ao organismo. Eles são compostos complexos constituídos por carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. Para se conhecer a composição química de um alimento são realizadas determinações analíticas que através de análises químicas pode-se verificar o que ocorreu com os constituintes dos alimentos processados, isto é, se ocorreram perdas de vitaminas e/ou minerais, desnaturação das proteínas, gelatinização de amido, etc.

A cinza de uma amostra de alimento é o resíduo inorgânico que permanece após a queima de matéria orgânica de uma amostra. A cinza é constituída principalmente de grandes quantidades de K, Na, Ca e Mg; pequenas quantidades de Al, Fe, Cu, Mn e Zn e traços de Ar, I, F e outros elementos. A análise de cinzas fornece informações prévias sobre o valor nutricional do alimento e é o primeiro passo para análises de caracterização destes minerais.

No processo de secagem a determinação de umidade é fundamental e é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar características do produto.

A umidade é o principal fator para os processos microbiológicos, como o desenvolvimento de fungos, leveduras e bactérias. O conhecimento do teor de umidade das matérias primas é de fundamental importância na conservação e armazenamento, na manutenção da sua qualidade e no processo de comercialização. Amostras com alto teor de umidade devem sofrer secagem antes da incineração, e, portanto muitas vezes é vantajoso combinar a determinação direta de umidade e a determinação de cinzas.

De acordo com a legislação CNNPA nº 12, de 1978 a farinha de trigo é o produto obtido pela moagem, exclusivamente, do grão de trigo Triticum vulgares, beneficiado. Para a análise da farinha de trigo utiliza-se o método de estufa a 105º que está baseado na remoção da água por aquecimento, onde o ar quente é absorvido por uma camada muito fina do alimento e é então conduzido para o interior por condução. Como a condutividade térmica dos alimentos é geralmente baixa, costuma levar muito tempo (6 – 18 horas até o peso constante) para o calor atingir as porções mais internas do alimento.

  1. Objetivo

Determinar a porcentagem de umidade do salgadinho e bolacha de sal

  1. Parte experimental

3.1. Materiais utilizados

3.2. Reagentes

  • Bolacha de sal
  • Salgadinho

  1. Procedimento

Procedimento A – com a bolacha

        Pesou-se na balança analítica o cadinho de porcelana vazio e previamente seco na estufa a 120°C e resfriado no dessecador. Foi anotado a massa do cadinho vazio  e o número do cadinho, para melhor identificação. Transferiu-se para o cadinho, aproximadamente, 2 g  de bolacha triturada e os alunos anotaram a massa do cadinho + massa da amostra (não foi tarada a balança). Foi colocado o cadinho na estufa a 120°C e deixado lá por 30 minutos, depois foi transferido o cadinho para o dessecador e deixamos esfriar depois de esfriado pesamos o cadinho contendo a bolacha e foi anotada a massa novamente. Colocamos o cadinho novamente na estufa por mais  20 minutos. Após isso colocamos no dessecador para esfriar novamente, depois de frio, foi obtido o peso.

Procedimento B – com o salgadinho

      O salgadinho passou pelo mesmo procedimento que a bolacha.

4. Dados coletados

Número do cadinho: SEM NUMÉRO

Massa cadinho vazio e seco (g) m1

Massa da amostra (g) m2

Secagem da amostra (g) m3

Bolacha

49,30

2,29

 30 min - 51,50

20 min – 51,50

Salgadinho

42,04

2,10

30 min - 44,05

20 min – 44,04

Massa amostra seca (g) (m3-m1)= m4

Perda de peso (g) (m2-m4) = m

2,20

0,09

2

0,1

Bolacha: 4%

Salgadinho: 4,7

  1. Discussão dos resultados

O teor de umidade verifica a quantidade de água presente no produto. O conteúdo de umidade é um dos fatores mais importantes que afetam os alimentos, pois tem efeito direto sobre a manutenção da qualidade, da estabilidade e da composição. É indispensável à determinação do teor de umidade de um produto em diferentes situações para que sejam evitadas as fraudes, alterações ou induzir o consumidor ao erro. Neste procedimento verificamos o teor de umidade, vendo peso do cadinho antes e após ir para a estufa e comparando-o.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (346.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com