TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de direta de Ca, Mg, Mn e Zn em amostras de leite por espectrometria de absorção atômica com chama

Por:   •  17/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

Instrumentação Analítica Avançada

Análise Crítica do Artigo

Determinação de direta de Ca, Mg, Mn e Zn em amostras de leite por espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS)

Nos últimos anos foi observado diversas tendências na pecuária brasileira dentre elas a criação de Búfalos, esta atividade vem se desenvolvendo principalmente na Ilha de Marajó no estado do Pará e com isso a oferta de leite de Búfala também. Em estudos realizados foi observado que este leite possui grande valor nutritivo, todavia a ausência de regulamentação e padrões de identidade torna a utilização deste produto prejudicada, podemos observar alguns estudos no sentido de caracterizar essas matrizes e desenvolver métodos analíticos mais rápidos e assertivos também.

Este trabalho apresenta um método analítico para quantificação de Ca, Mg, Mn e Zn por espectrometria de absorção atômica com chama, como trata-se de uma matriz complexa foi proposto uma modificação no preparo das amostras com a finalide de contornar interferências de matriz para obtenção de resultados mais confiáveis quando comparados com o método tradicional, digestão em ácido nítrico (HNO³), neste estudo tanto as amostras quanto os padrões utilizados para preparar a curva analítica, foram diluídas em solução CFA-C 10%, uma solução alcalina que é preparada a partir da mistura de aminas terciarias solúveis em água.

Após o preparo da curva analítica foram calculados os coeficientes angulares para o Ca, Mg, Mn e Zn em HNO³ e CFA-C e os resultados foram os seguintes: Ca (0,9947 – 0,9950); Mg (0,9905 – 0,9986); Mn (0,9905 – 0,9978) e Zn (0,9929 – 0,9990) respectivamente, com estes resultados podemos afirmar que possuem similaridade entre si, o que foi comprovado quando os resultados foram tratados utilizando o teste t-Student.

Após o preparo das curvas analíticas as amostras foram analisadas e os resultados foram comparados com o método tradicional (digestão em HNO³).

Na determinação de Ca o valor mais discrepante foi na amostra A5 com - 65 mg/L de Ca em relação ao método tradicional e o resultado menos discrepante foi -13 mg/L de Ca na amostra A4. Para a determinação de Mg os resultados mais discrepantes e menos discrepantes foram na amostra A4 -13,8 mg/L e 1,6 mg/L na amostra A5 respectivamente. Na determinação de Mn o resultado mais discrepante foi na amostra A1 com -0,04 mg/L e o resultado menos discrepante ocorreu tanto para a amostra A4 com 0,02mg/L quanto para a amostra A5 com -0,02mg/L. Para o ensaio de Zn o maior desvio foi observado na amostra A2 com -0,7 mg/L e o menor desvio foi observado tanto para a amostra A1 quanto para a amostra A4 as duas com -0,1mg/L.

Com base nos resultados apresentados podemos inferir que o método de digestão utilizando a solução de CFA-C 10% pode facilmente ser empregado na determinação de Ca, Mg, Mn e Zn em leite de Búfala. O método avaliado apresentou um tempo de preparo menor do que o método de referência o que pode ser uma vantagem já que o mercado demanda cada vez mais por métodos que apresentem resultados em um espaço de tempo menor. Foi observado também que os resultados quando comparados com o método tradicional apresenta similaridade o que pode garantir confiabilidade ao método proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (342.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com