TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das características químicas e biológicas de amostras de água de Viçosa-MG

Por:   •  26/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-UFV

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Iago Schimdt - 86010

Vinicius Petersen - 86022

Análise das características químicas e biológicas de amostras de água de Viçosa-MG

Viçosa, 2017

SUMÁRIO

1.Introdução ___________________________________________________  3

2.Objetivos   ____________________________________________________4

3.Material e Metodologia __________________________________________ 4

4.0. Resultados e Discussões______________________________________  5

5.0. Conclusão__________________________________________________ 6

6.0. Referências Bibliográficas______________________________________7


1. INTRODUÇÃO:

A água é um recurso essencial para manutenção da vida, lazer e desenvolvimento econômico. É de grande importância o conhecimento dos parâmetros de qualidade da água como “nitrogênio Kjeldahl total”, fósforo e clorofila a, além de outros aspectos físicos, químicos e biológicos, pois por meio de análises desses parâmetros, as águas podem ser classificadas para diferentes fins e a tratabilidade destas pode ser avaliada.

O “nitrogênio kjeldahl total” é a soma do nitrogênio orgânico e de amônia, denominação que se deve ao método utilizado para sua determinação (BASTOS, 2011). O nitrogênio orgânico pode ser encontrado em diferentes compostos como uréia, proteínas, ácidos nucléicos e compostos orgânicos sintéticos. A fixação biológica desempenhada por bactérias e algas, que incorporam o nitrogênio atmosférico também contribuem para a presença de nitrogênio orgânico nas águas. O nitrogênio amoniacal por sua vez é encontrado em diversos produtos industrializados, como fertilizantes e produtos de limpeza, também pode ser originado através da desaminação de compostos orgânicos e da hidrólise da uréia.  A amônia livre e as formas oxidadas de nitrogênio são tóxicas á vida aquática e, portanto, constituem parâmetros de avaliação de qualidade de águas superficiais e no caso da amônia, padrão de lançamento de efluentes.

O fósforo no ambiente aquático pode se apresentar nas formas orgânicas ou inorgânicas, solúveis ou particuladas. Nas águas superficiais a forma de maior interesse é inorgânica insolúvel (ortofosfatos), prontamente assimilável por algas e macrófitas (BASTOS, 2011). Apresenta, em geral, baixas concentrações em torno de 0,03 mg/L, entretanto atividades humanas como despejo de esgoto sanitário, detergentes, dejetos de animais e pesticidas podem elevar essas concentrações sobremaneira. O fósforo, embora seja um nutriente limitante para produtividade primária em corpos d’água, em quantidades excessivas, pode contribuir para o processo de eutrofização. Também é um importante parâmetro de controle da qualidade na aquicultura.                  A quantificação de clorofila a se relaciona diretamente com a quantidade de algas presente no corpo d’agua, pois é encontrada em todos os tipos de algas. O acumulo de nutrientes como nitrogênio e fósforo na água, pode resultar na floração, que é caracterizada pela presença excessiva de algas.   A algas por sua vez, podem causar entupimento de filtros em estações de tratamento, sabor e odor nas águas e algumas são até tóxicas aos seres humanos. O acumulo de nutrientes como nitrogênio e fósforo na água, pode resultar na floração, que é caracterizada pela presença excessiva de algas.  

2.OBJETIVOS:

Este trabalho tem como objetivo analisar as amostras coletadas na cidade de Viçosa, nos pontos referentes à: entrada da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), saída da mesma ETA, Acamari e Ribeirão São Bartolomeu bem como discutir os valores obtidos dos seguintes parâmetros químicos da água: dureza cálcio e magnésio, cloretos e ferro total.

3. MATERIAL E METODOLOGIA:

As análises quantitativas e qualitativas foram realizadas nas instalações do Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental (LESA), localizado na UFV, campus Viçosa, em Viçosa – MG.                                                        Foram analisadas amostras de água da entrada da ETA da UFV;  saída da ETA da UFV; do Ribeirão São Bartolomeu, que recebe lançamento de esgoto do município de Viçosa; do manancial subterrâneo do Acamari.                        Todos os métodos utilizados seguiram as orientações da 22º edição do livro Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater Treatment, 2012                                                                                        Para determinação da dureza, utilizou-se o método 2340 C, American Public Health Association (APHA), 2012. Na prática de determinação da  dureza  foi  realizada pelo  método  volumétrico  utilizando  o EDTA (etilenodiaminotetracético) como solução titulante, padronizada com CaCO3 0,01M.

Para determinação de cloretos utilizou-se a titulação de Mohr, método 4500-Cl- (APHA,2012). Consistiu-se na titulação das amostras com nitrato de prata AgNO3 na presença do indicador cromato de potássio K2CrO4 até o aparecimento da cor avermelhada. O fator de correção foi determinado através da padronização da solução de AgNO3 0,0141N.                                        O ferro total das amostras foi determinado pelo método colorimétrico 3500 Fe-B. A medição do teor de ferro foi feita por meio do método colorimétrico com 1,10-fenantrolina. Nesse método o ferro trivalente, Fe(III), é reduzido a ferro bivalente,  Fe(II), com cloridrato de hidroxilamina em meio ácido, sendo a seguir tratado com 1,10-fenantrolina em meio tamponado. O Fe(II) forma um complexo vermelho-alaranjado com a 1,10-fenantrolina que exibe absorbância máxima a 510nm. O aparelho utilizado foi o espectrofotômetro a 510nm da marca HACH modelo DR3800. A concentração de ferro foi determinada por interpolação da curva padrão. Para o aquecimento da amostra foi utilizada uma chapa aquecedora e cloridrato de hidroxilamina 10% e 1,10-fenantrolina como reagentes. Por fim, a solução tampão empregada foi de acetato de amônio/ácido acético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (253 Kb)   docx (89 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com