TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação Da Concentração De NO-3(mg.L-1)) Em Uma Amostra De Água

Exames: Determinação Da Concentração De NO-3(mg.L-1)) Em Uma Amostra De Água. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 2

1. PRÉ-RELATÓRIO

1.1 Diferença entre erro aleatório e erro sistemático

O erro aleatório (ou indeterminado) faz com que os dados se distribuam de forma mais simétrica em torno do valor médio. Em geral, o erro aleatório de uma medida é refletido por sua precisão.Os erros aleatórios são provocados por muitas variáveis incontroláveis que são parte inevitável de toda análise. A maioria dos fatores contribuintes do erro aleatório não pode ser claramente identificada. Mesmo que possamos identificar as fontes de incertezas, geralmente é impossível medi-las, porque a maioria delas é tão pequena que não podem ser detectadas individualmente.

Já o erro sistemático (ou determinado), faz com que a média de um conjunto de dados seja diferente do valor aceito.Os erros sistemáticos têm um valor definido e uma causa identificável e são da mesma ordem de grandeza para réplicas de medidas realizadas de maneira semelhante.Geralmente, os erros sistemáticos presentes em uma série de réplicas de medidas fazem que os resultados sejam muito baixos ou muito altos (afetam a exatidão dos resultados). Existem três tipos de erros sistemáticos: Erros instrumentais – causados pelo comportamento não ideal de um instrumento, por calibrações falhas ou pelo uso de condições inadequadas. Erros de método –surgem do comportamento químico ou físico não ideal de sistemas analíticos. Erros pessoais – resultam da falta de cuidado, falta de atenção ou limitações pessoais do analista.

Um exemplo de um erro sistemático é a perda despercebida do analito durante o aquecimento de uma amostra.

1.2 O que são réplicas empregadas em uma determinação analítica?

A maioria das análises químicas é realizada em réplicas de amostras cujas massas ou volumes tenham sido determinados cuidadosamente por medições feitas com uma balança analítica ou com um dispositivo volumétrico preciso. As réplicas melhoram a qualidade dos resultados e fornecem uma medida da confiabilidade. As medidas quantitativas em réplicas são geralmente expressas em termos da média e vários testes estatísticos são executados para estabelecer a confiabilidade.

1.3 Em relação à estatística, qual é a diferença entre população e amostra?

Uma população é a coleção de todas as medidas de interesse para o analista,totalidade de elementos sob estudo; enquanto que uma amostra é um subconjunto de medidas selecionadas a partir da populaçãousado para obter informação acerca do todo.

2. RELATÓRIO

2.1 Planilha. Resultados para cinquenta replicatas da determinação da concentração de NO3

2.2 Diferença entre estimava de desvio padrão e desvio padrão

Desvio padrão é uma medida de dispersão dos valores de uma distribuição normal em relação à sua média.

2.3 Tabela Intervalos de concentração para construção do Histograma de Frequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com