TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potenciometria Direta - Determinação do pH de amostras aquosas

Por:   •  7/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 2

UNILASALLE

QUÍMICA ANALITICA INSTRUMENTAL

RELATÓRIO

NOME DO ALUNO: Henrique Feistauer Silva, Julio Finkler e Hauler Alves.

TÍTULO DAPRÁTICA: Potenciometria Direta - Determinação do pH de amostras aquosas

DATA 11/03/2016

1. INTRODUÇÃO

O pHmetro é um medidor de potencial hidrogeniônico (pH), indicando a acidez, neutralidade ou alcalinidade de amostras diversas.

Esse equipamento é composto basicamente por um eletrodo conectado a um potenciômetro, que possibilita a conversão do valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Quando o eletrodo é submerso na amostra, ele produz milivolts que são transformados para uma escala de pH.

O funcionamento do pHmetro depende de sua calibragem, que deve ser feita de acordo com os valores de referência que constam nas soluções de calibração. A frequência com que o pHmetro deve ser calibrado está diretamente relacionada à frequência de medições e à qualidade do equipamento.

2. OBJETIVOS

O objetivo do experimento proposto é de medir o pH de água de piscina

e/ou mineral, além de verificar o coeficiente de variação para a medida de pH em diferentes pHmetros disponíveis no laboratório.


3. PARTE EXPERIMENTAL

Materiais e reagentes – Potenciometro, Bequer e soluções padrão.

Procedimento Experimental – Inicialmente foi feita a limpeza do phmetro com água destilada, procedimento este que foi repetido durante todas as trocas de amostra e repetições de amostragem.

Deu-se inicio, então, a calibragem do potenciômetro, do fabricante Orion, usando soluções padrões, de 4, 7 e 10.

Após a calibragem, foi-se utilizada uma amostra de água de piscina para medir o Ph da mesma. Realizando a medição três vezes e anotando-se os resultados.

Por fim, somaram-se os valores encontrados para se chegar à média e realizar comparações com os outros equipamentos.

Orion Modelo 230A


4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foi encontrada uma diferença dos valores dos phmetros que realizaram os testes. O gráfico a seguir mostra a média, com desvio padrão, dos resultados da mesma amostra versus aparelhos utilizados.


5. CONCLUSÕES

Acredita-se que o ph ideal para a água da piscina é de 7,2, pois é o mais próximo da lágrima humana, assim não irritando os olhos. A amostra utilizada no procedimento, então, estaria um pouco acima. Pelo phmetro utilizado pelo grupo, marcou média de 7,57 com desvio padrão de 0,01.

Podemos admitir que phmetros diferentes mostram resultados parecidos, mas não idênticos. Tal fato pode ser justificado pela diferença de fabricante, manuseio, limpeza, tempo de uso, entre outros fatores. Pois, considera-se que todos seguem o mesmo processo de funcionamento, desta forma, a diferença de resultados só poderia vir de fatores externos.

Canoas, 15 de Março de 2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com